A magia do Natal já tomou conta do Palácio Rio Branco, na capital acreana. Com uma iluminação especial que colore cada detalhe, o espaço tem atraído diariamente centenas de pessoas, encantadas com a programação preparada pelo governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM). Entre as atrações mais tradicionais, destaca-se a Casa do Papai e da Mamãe Noel, que recebe a criançada todos os dias da semana.

A estrutura, montada e planejada especialmente para receber cada família acreana, oferece um espaço aconchegante para acolher os personagens natalinos e todos que passam por lá diariamente.
Do lado de fora da casinha, uma fila repleta de pais e filhos se forma e aumenta a cada minuto. Nos rostos das crianças, é nítido o brilho de ansiedade e expectativa para conhecer de perto o casal mais famoso e amado do Polo Norte.

Flávia Nicole Araújo e Heloísa Vitória Araújo, ambas de 4 anos, são primas e desde a chegada da família Noel demonstram entusiasmo pelo momento. Atraídas pela casinha, elas voltaram várias vezes ao local para garantir muitas fotos.
“Gostei muito e pedi uma boneca de presente de Natal, porque gosto muito de brincar”, disse Flávia Nicole. “Também adorei. Tirei foto com eles e quero vir mais vezes. Pedi uma boneca, mas que fala e chora”, completou Heloísa Vitória.

Entre sorrisos, abraços e pedidos de presentes, os pequenos transformam a morada em um cenário de alegria. A cada visita, os olhinhos curiosos iluminam ainda mais o ambiente, enchendo o espaço de encantamento e reafirmando a magia do Natal.
Luand Gadelha trouxe o filho, ainda de colo, para conhecer o Papai e a Mamãe Noel, garantindo à criança boas memórias desde cedo. Para ele, o fim de ano é um momento especial para celebrar a família e refletir sobre as coisas boas da vida ao lado de quem se ama.
“Eu acho importante porque, além de fomentar a cultura, traz movimentação para a cidade. As famílias têm que vir. É um momento de fim de ano, para irmos desacelerando e curtindo um pouco”, opinou.

O presidente da FEM, Minoru Kinpara, ressalta que, a pedido do governador Gladson Camelí e da vice-governadora Mailza Assis, a decoração natalina deste ano foi planejada para superar expectativas.
“Esse espaço está lá para receber toda a população e todos os visitantes, com muita luz, muito carinho e, acima de tudo, muita magia, que simboliza o amor e a paz e representa o desejo de um mundo melhor. Essa é a função principal desses espaços, e eles só fazem sentido com a presença das pessoas, porque são elas que trazem brilho e iluminam nossos ambientes”, analisa Minoru.

De segunda a quinta-feira, a casinha abriga exclusivamente o Papai e a Mamãe Noel. Já de sexta a domingo, o espaço ganha mais encanto com a presença do Duende, do Soldadinho de Chumbo e da Bailarina. O funcionamento é diário, das 18h30 às 21h30.


