Ícone do site Ecos da Noticia

Calor abafado e chuvas passageiras marcam a última semana de 2025

Chuva no Centro de Rio Branco - Foto: Jardy Lopes

Os últimos dias de 2025 e o início de 2026 devem ser marcados por calor abafado, presença de sol entre nuvens e chuvas rápidas e pontuais em todo o Acre. A previsão é do meteorologista Davi Friale, publicada nesta segunda-feira, 29, que aponta um cenário bem diferente das chuvas intensas registradas durante a semana do Natal.


De acordo com a análise, não há expectativa de temporais generalizados ao longo da semana. Em alguns pontos do estado, até pode chover com maior intensidade, mas de forma isolada e passageira, sem a persistência observada nos últimos dias.


Para os momentos da virada do ano, a previsão é considerada favorável. Segundo Friale, a probabilidade de chuva cerca de duas horas antes e duas horas depois da passagem para 2026 é muito baixa, tanto em Rio Branco quanto nos demais municípios acreanos, o que aumenta as chances de celebrações ao ar livre sem interferência do tempo.


As temperaturas devem permanecer elevadas em todo o estado. Durante a semana, as máximas devem variar entre 31 °C e 34 °C, enquanto as mínimas ficam entre 21 °C e 24 °C. A sensação de abafamento será intensificada pela combinação de calor e umidade. Os ventos sopram predominantemente do norte, com variações de noroeste e nordeste, em intensidade fraca a calma, podendo ocorrer rajadas moderadas em momentos pontuais.


Em relação aos rios, a tendência é de comportamento distinto entre as principais bacias. Em Rio Branco, o nível do rio Acre, que atingiu 15,41 metros às 15h desta segunda-feira (29), deve iniciar uma lenta vazante a partir desta terça-feira (30), sem risco de nova elevação pelo menos até os primeiros quatro dias de 2026.


Já em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá apresenta movimento de elevação. Às 15h desta segunda-feira, o nível marcava 8,32 metros e deve continuar subindo ao longo da semana, porém sem risco de atingir a cota de alerta, segundo a previsão meteorológica.


Sair da versão mobile