Bocalom lança ‘Natal Criança Feliz’ para doar 50 mil presentes a crianças

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, lançou oficialmente nesta quarta-feira (17) o programa Natal Criança Feliz, iniciativa inédita da Prefeitura voltada exclusivamente para crianças de famílias inscritas no Bolsa Família. A ação vai beneficiar cerca de 50 mil crianças da capital com a entrega de presentes natalinos, distribuídos de forma organizada pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O cronograma de entrega e os locais de distribuição estão no .pdf ao fim da matéria.


Em entrevista ao ac24horas, o prefeito destacou a motivação pessoal por trás do programa e relembrou a própria infância marcada por dificuldades financeiras. “Eu tô muito feliz igual uma criança quando ganha um presente. Eu fui criança, filho de família que era boia-fria no Paraná, e muitas vezes meus pais não tinham condições de comprar nem o presente mais barato. Eu ficava esperando o Papai Noel, e na maioria das vezes ele não chegava”, afirmou.


Segundo o gestor, a realidade vivida por ele no passado ainda se repete em muitas famílias atendidas pelo Bolsa Família em Rio Branco. “São aproximadamente quase 50 mil crianças que, muitas vezes, passam pelo mesmo problema. O pai precisa escolher entre comprar um presente de 30 reais ou um pacote de arroz, porque o dinheiro é pouco”, explicou.


Bocalom ressaltou que o Natal Criança Feliz é a primeira iniciativa desse tipo realizada pela Prefeitura de Rio Branco e que pode ser considerada pioneira no Acre. “É a primeira vez que a Prefeitura faz isso, exclusivamente para crianças do Bolsa Família. É importante que fique claro: só vão receber as crianças que estão no Cadastro Único”, reforçou, ao pedir a colaboração da população para evitar confusões.


A distribuição dos presentes ocorrerá nos oito CRAS do município e será dividida ao longo de cinco dias – sexta-feira, sábado, domingo, segunda e terça-feira — para evitar tumultos. As famílias serão avisadas previamente por mensagem de WhatsApp enviada pelos próprios CRAS, informando o dia correto para a retirada. “Só vá no dia que o CRAS mandar o zap. Não tem como atender 10 mil pessoas no mesmo dia”, alertou.


Ao todo, serão distribuídos 50 mil presentes. O prefeito explicou que a descentralização da entrega foi necessária devido ao grande número de beneficiados. “Se fosse reunir todo mundo em um só lugar, não teria espaço em Rio Branco. Seriam crianças, pais, mães, irmãos, mais de 100 mil pessoas”, disse.



O programa contou com a aprovação da Câmara Municipal e com a parceria da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (ACISA), que viabilizou a compra dos presentes. “Foi um milhão e meio de reais investidos, todos os presentes comprados em Rio Branco. Isso ajuda o comércio local, mas, principalmente, leva alegria para crianças que dificilmente receberiam um presente neste Natal”, destacou.


O prefeito finalizou afirmando que a ação simboliza o cuidado da gestão municipal com a infância. “Esse ano o Papai Noel vai chegar. A Prefeitura de Rio Branco gosta de criança e cuida muito de criança”, concluiu.


Veja o cronograma:


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias