A intensa chuva que atinge a capital acreana nas últimas 24 horas provocou a elevação do nível do Rio Acre em pelo menos dois metros e segue causando alagamentos em diversos pontos de Rio Branco.
Desta vez, a reportagem do ac24horas Play esteve na entrada da estrada do Calafate, nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos sempre que há chuvas fortes, com alagamentos que dificultam a passagem de veículos.

Foto: David Medeiros
A equipe percorre as ruas da capital e já identificou vários pontos de alagamento, influenciados pela cheia dos igarapés São Francisco e Batista, que cortam a cidade. Conforme dados divulgados no site ac24horas, o Rio Acre apresentou elevação entre a manhã desta quinta-feira (25) e a sexta-feira (26), com volume de chuva que ultrapassou os 70 milímetros nas últimas 24 horas.
Na manhã desta sexta-feira, às 5h26, o nível do rio chegou a 9,28 metros — nove metros e vinte e oito centímetros — impulsionado pelo grande volume de água acumulado, quase o dobro do registrado em períodos anteriores. Somente nas últimas horas, foram contabilizados entre 22 e 24 milímetros de chuva em Rio Branco.
Na estrada do Calafate, o nível da água segue subindo e a tendência é de que, em pouco tempo, veículos já não consigam trafegar pelo trecho. O local é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que preocupa moradores e condutores. Algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto o avanço da água dificulta a mobilidade.

Foto: David Medeiros
Além do Calafate, outros pontos da cidade também registram alagamentos, como a região da Estrada Experimental, a Via das Nações Unidas, nas proximidades da antiga Eletronorte, e o Centro da capital, na esquina da Avenida Brasil com a Getúlio Vargas, ao lado da Praça da Revolução.
Com a água avançando rapidamente, motoristas reduzem a velocidade e trafegam com cautela. Em alguns trechos, a água já atinge áreas de calçada e pontos de ônibus, evidenciando a rapidez da elevação.
Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13 horas desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital.
