Ícone do site Ecos da Noticia

VÍDEO: Caça indiano cai durante demonstração em feira aérea em Dubai; piloto morre

Um caça indiano caiu nesta sexta-feira (21) durante uma apresentação no Dubai Air Show.


O avião, um HAL Tejas da Força Aérea da Índia, caiu enquanto fazia voo de demonstração para o público presente no evento, que atraía centenas de espectadores.


De acordo com os organizadores, o piloto não conseguiu ejetar-se e faleceu na queda.


Imagens compartilhadas nas redes sociais mostraram o momento em que o piloto perde o controle da aeronave e tenta aterrissar, mas o avião explode ao tocar o solo, conforme no vídeo acima.


Uma nuvem de fumaça preta foi vista sobre o Aeroporto Internacional Al Maktoum, o segundo maior aeroporto de Dubai, onde a demonstração acontecia. Sirenes de evacuação foram acionadas no local.


Caça HAL Tejas, da Índia, cai durante voo de exibição na Dubai Air Show


O HAL Tejas é um caça fabricado na Índia pela estatal Hindustan Aeronautics Limited, que ainda não se pronunciou sobre o acidente até a última atualização.


O governo indiano planeja reforçar sua frota de caças com essa aeronave,especialmente diante do aumento da presença militar chinesa no Sul da Ásia, que inclui o fortalecimento das relações de defesa com o Paquistão, rival da Índia.


Em setembro, o Ministério da Defesa da Índia firmou um contrato com a Hindustan Aeronautics Limited para a compra de 97 jatos Tejas, com entregas previstas para começar em 2027.


Além disso, em 2021, o governo indiano assinou outro acordo com a HAL para 83 aeronaves Tejas, cujas entregas, inicialmente previstas para o ano passado, foram adiadas principalmente por causa da falta de motores importados dos Estados Unidos.


Sair da versão mobile