A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg) e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI), publicou nesta semana o Edital nº 43/2025, que abre o processo seletivo para o preenchimento de 30 vagas, sendo 15 para o curso de mestrado e 15 para o doutorado com ingresso previsto para abril de 2026.
Reconhecido pela Capes com conceito 5, o programa tem como foco a produção de estudos sobre as linguagens e culturas amazônicas e pan-amazônicas, valorizando a posição geográfica e cultural da Ufac na Amazônia Sul-Ocidental, na fronteira entre Brasil, Bolívia e Peru.
As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas entre 22 de dezembro de 2025 e 5 de janeiro de 2026, exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível no link https://forms.gle/
O processo seletivo será composto por duas etapas: uma prova escrita, de caráter eliminatório, e a análise de currículo, de caráter classificatório. A primeira etapa ocorrerá no dia 30 de janeiro de 2026, e o resultado final será homologado pelo Colegiado do PPGLI em 21 de março de 2026.
As vagas estão distribuídas entre as linhas de pesquisa “Culturas, Narrativas e Identidades Amazônicas” (CNIA) e “Língua(gens) e Formação Docente” (LFD). O edital reserva oportunidades para ampla concorrência, candidatos hispano-americanos e políticas afirmativas, contemplando pessoas pretas, indígenas, com deficiência, transexuais, travestis, transgêneras, refugiadas, quilombolas e surdas.
O curso de mestrado tem duração de 24 meses e o de doutorado, 48 meses. Em ambos os casos, os estudantes deverão comprovar proficiência em idiomas estrangeiros, publicar artigos científicos e cumprir créditos em disciplinas e atividades complementares.
Mais informações e o edital completo estão disponíveis nos sites www2.ufac.br/editais/


