O Conselho de Sentença da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco julga, nesta terça-feira, Adriano Bezerra de Oliveira, Breneur Matos de Alencar, Saintclay Nascimento da Silva e Wellington Lima da Silva. Eles respondem por homicídio triplamente qualificado, corrupção de menores e participação em organização criminosa.
Os quatro são apontados como responsáveis pela morte de Leandro Barbosa de Souza, de 19 anos, em fevereiro de 2024. Leandro Barbosa era usuário de drogas e, com apoio da família, tentava superar o vício e reorganizar a vida.
No dia 2 de fevereiro de 2024, estava com os pais quando decidiu passar o dia na casa de amigos no bairro da Paz. Ele deixou a residência e caminhou por uma rua da região dominada por uma facção rival, quando foi atacado e dominado por três menores armados.
O jovem foi levado para uma área de mata nos fundos das Faculdades Meta, onde, segundo a denúncia, Adriano, Breneur, Saintclay e Wellington, que integravam o chamado “Tribunal do Crime”, o condenaram à morte.
Leandro foi assassinado por estrangulamento e golpes de arma branca, após ser submetido a tortura. O corpo da vítima foi encontrado no leito de um córrego próximo às Faculdades Meta, no bairro da Paz, em fevereiro de 2024, em decomposição e apresentava sinais de tortura e com mãos e pés amarrados. O corpo, com mãos e pés amarrados por cordas, foi jogado em um córrego e localizado somente três dias depois. Os acusados foram presos.


