A Polícia Penal do Acre realizou a 9ª fase da Operação Mute no Complexo Penitenciário de Rio Branco, nesta segunda-feira, 24. A ação, que é coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), contou com a participação da Polícia Penal Federal e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/AC).
A Operação Mute tem como objetivo o combate ao crime organizado nas unidades prisionais, cessando a comunicação entre o interior dos presídios e o mundo exterior, impactando na redução dos índices de violência.

A policial penal federal Jéssica Fróes, representante da Senappen que acompanha a operação no Acre, explica que a ação é realizada simultaneamente em todo o Brasil: “É uma operação em âmbito nacional, em todas as unidades federativas do Brasil, e consiste na retirada de celulares e todo e qualquer material ilícito das unidades prisionais”.
O chefe da Divisão Penitenciária de Operações Especiais (Dpoe), João Paulo Mendes, que está à frente da operação, ressalta que a retirada desses meios de comunicação serve “para evitar a comunicação de criminosos de dentro do presídio com a parte externa, evitando o contato de facções criminosas que estão atuando no estado”.


