Polícia Federal deflagra operação em Cruzeiro do Sul contra abuso sexual infantil

A Polícia Federal deflagrou em Cruzeiro do Sul nesta quarta-feira, 5, a Operação Guardiã Digital, com a finalidade de combater o armazenamento e compartilhamento de arquivos digitais com material de abuso sexual infantojuvenil e cumpriu um mandado de busca e apreensão.


O inquérito policial iniciou a partir da obtenção de indícios de que um homem estaria compartilhando e armazenando imagens e vídeos com conteúdo de abuso sexual infantojuvenil em um grupo com aproximadamente 640 participantes, baseado em conhecido aplicativo de mensagens eletrônicas.


A investigação prossegue com a análise dos materiais apreendidos, visando corroborar a hipótese investigativa e, também, apontar eventuais outros envolvidos. O investigado, e outros partícipes que acabarem identificados, poderão responder judicialmente por disponibilizar e armazenar arquivos com a prática desse crime.


“Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado no Estatuto da Criança e do Adolescente para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou mesmo “violência sexual de crianças e adolescentes”, pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida às vítimas desses crimes tão devastadores”, cita a PF.


A Polícia Federal alerta os pais e os responsáveis sobre a importância de orientar e acompanhar crianças e adolescentes, tanto no ambiente virtual quanto no físico, para protegê-los de abusos sexuais. “Conversar abertamente sobre os riscos online, ensinar o uso seguro de redes sociais, jogos e aplicativos, e observar mudanças de comportamento são medidas fundamentais. Também é essencial que os jovens saibam como agir diante de contatos inadequados e sintam-se seguros para pedir ajuda. A prevenção, aliada à informação, é a forma mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar dos menores”.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias