O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), segue com o avanço das obras do Arco Viário de Rio Branco, projeto que tem como objetivo reduzir o tráfego de veículos pesados no centro da capital, garantindo mais fluidez e segurança ao trânsito urbano.
Os trabalhos estão concentrados em dois trechos principais: Lote 1, que vai do entroncamento da Estrada do Quixadá ao entroncamento com a rodovia AC-10, e Lote 2, que se estende da 6ª ponte sobre o Rio Acre até o entroncamento com a Estrada do Quixadá.
Atualmente, estão sendo executados serviços de terraplanagem, implantação de bueiros e execução de cercamento em ambos os lotes. Essas atividades preparam o terreno para as próximas etapas de pavimentação e sinalização da via.

Foto: Thauã Conde
A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que a obra é um marco para a mobilidade urbana da capital.
“A gente tem acompanhado de perto o avanço nos dois primeiros lotes. É um trabalho grande, que envolve terraplanagem, bueiros e cercamento, mas cada etapa concluída já começa a mudar a paisagem e a preparar o terreno para a pavimentação”, destacou Sula Ximenes.
O empreendimento prevê a pavimentação de quatro trechos, totalizando 27,78 quilômetros, além da construção da 6ª ponte sobre o Rio Acre, com 326 metros de extensão, atualmente em fase de licitação.
A iniciativa integra o Programa de Infraestrutura e Saneamento do Estado do Acre (Proisa) e é financiada por meio de operação de crédito externo junto ao Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), além de um aporte de R$ 38 milhões em emenda parlamentar, totalizando um investimento de R$ 105 milhões.
Drone: Luy Andriel
Foto: Thauã Conde








