O tenente-coronel Cláudio Falcão, da Defesa Civil do Acre, informou nesta segunda-feira, 10, que o nível do Rio Acre subiu cerca de 5 metros em Aldeia dos Patos, região localizada acima de Assis Brasil, na fronteira com o Peru. O registro foi feito às 6h da manhã e deve provocar reflexos em Rio Branco nas próximas 72 horas.
“Ela é em Aldeia dos Patos, um pouquinho acima de Assis Brasil, mas claro que na bacia do Rio Acre. Lá em Aldeia dos Patos, que é o primeiro ponto de monitoramento nosso, bem divisa com o Brasil e o Peru, nós tivemos o registro de quase 5 metros de aumento do nível do Rio Acre”, explicou Falcão.
Segundo o tenente-coronel, a água seguirá o curso natural até Rio Branco, mas não chegará com a mesma intensidade. “É claro que essa água toda chega em Rio Branco, mas ela não chega na mesma proporção. Lá a geografia é diferente, nós temos a distância, essa água se perde muito pelo meio do caminho. Mesmo assim, nós teremos impacto, e isso vai acontecer em torno de 72 horas”, afirmou.
Ainda conforme Falcão, a expectativa é de que parte desse volume chegue à capital entre a noite de quarta-feira (12) e a quinta-feira (13), provocando uma elevação de até um metro no nível do Rio Acre.
“Vai aumentar o nível, sim. Nós não conseguimos precisar com exatidão o quanto que aumenta o nível, mas em torno de um metro aproximadamente pode alcançar esse aumento durante esse percurso”, concluiu o tenente-coronel.


