Líderes do CV são transferidos para mesmo presídio de Fernandinho Beira-Mar

• Divulgação - Governo do Estado do RJ

Os sete chefes do tráfico de drogas do Comando Vermelho transferidos do Rio de Janeiro na manhã desta quarta-feira (12) foram para a mesma penitenciária federal que abriga Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, em Catanduvas (PR),


A unidade – uma das cinco que são do governo federal e de segurança máxima – foi inaugurada em 2006 para receber justamente Beira-Mar. Ele é conhecido no SPF (Sistema Penitenciário Federal) como “o detento 01”.


Após entrar na esfera federal, já passou por outras penitenciárias e voltou ao Paraná em março do ano passado. Antes, estava em Mossoró (RN). Essa transferência foi 18 dias após a fuga inédita de dois integrantes do CV do presídio federal.


• Divulgação – Governo do Estado do RJ

Integrantes do Ministério da Justiça ouvidos pela CNN Brasil, porém, garantem não haver contato entre os detentos na mesma prisão.


Esses criminosos foram levados a Catanduvas sob forte escolta das forças de segurança do Rio para a Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador. Lá, ficam na cela da PF (Polícia Federal) e são levados por policiais penais federais para a transferência, após os trâmites administrativos.


Os presos ficam algemados nas mãos e nos pés durante todo o trajeto no avião, fortemente escoltados por agentes do (Sistema Penitenciário Federal. O trajeto dura em torno de uma hora e meia.


O Brasil reúne cinco presídios federais, administrados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça. Os locais com penitenciárias são: Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO), Mossoró (RN) e Brasília (DF).


São prisões construídas para receber lideranças do crime organizado e condenados de alta periculosidade. Ao todo, os cinco presídios abrigam cerca de 500 presos. O Rio de Janeiro é o segundo estado que mais envia presos para a esfera federal.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias