O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) começou a pagar o 13º salário aos aposentados na segunda-feira (24). Poderão receber os pagamentos quem não recebeu o adiantamento em abril e maio.
A estimativa do INSS é que 2,3 milhões de benefícios sejam pagos pelo INSS, o que corresponderia a R$2,2 bilhões injetados na economia. O pagamento contempla apenas quem ainda não tinha o benefício ativo em abril, quando o INSS antecipou a primeira parcela do 13º.
Os primeiros a ter direito são os beneficiários que recebem um salário mínimo (R$ 1.518), a depender do número final do cartão do benefício. Confira na tabela.
Calendário
Calendário de pagamento do 13º para os aposentados que recebem um salário mínimo

Quem recebe mais de um salário mínimo receberá a partir de 1º de dezembro, também a depender do dígito final do cartão do benefício.
Para saber quanto vai receber, o aposentado pode consultar o site ou o aplicativo Meu INSS. Após acessar e logar, o usuário deve entrar em “extrato de pagamento” e consultar os valores.
Tem direito à gratificação quem recebe aposentadoria, pensão e benefícios por incapacidade como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e auxílio-acidente. No caso do auxílio-doença e do auxílio-acidente, que são temporários, o pagamento é feito de forma proporcional, conforme o número de meses do benefício até a data de depósito da gratificação natalina.
Benefícios como BPC (Benefício de Prestação Continuada) e RMV (Renda Mensal Vitalícia) não têm direito a receber o 13º salário.