Ícone do site Ecos da Noticia

Incêndio atinge um dos pavilhões da COP30 em Belém; veja vídeo

Reprodução/X

Um incêndio atingiu um dos pavilhões da COP30, em Belém, nesta quinta-feira (20). O foco do fogo é no pavilhão dos países. Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, o incêndio foi controlado.


De acordo com o governador do Pará, Helder Barbalho, em entrevista à GloboNews, não há feridos. Barbalho disse que os bombeiros trabalham com duas hipóteses para o incêndio: falha em gerador ou curto-circuito em um estande.


Todos os pavilhões da COP30 foram evacuados e as negociações suspensas, sem prazo para retomada. Segundo relatos, a organização da conferência orientou a evacuação às pressas, com correria e empurra-empurra.


Incêndio atinge um dos pavilhões da COP 30


Imagens iniciais mostram o fogo atingindo estandes, assim como de pessoas utilizando extintores de incêndio para apagar as chamas. Em uma das imagens, o fogo atinge lonas e instalações da East African Community.


Bombeiros foram até o local para controlar o incêndio – as labaredas de fumaça podiam ser vistas a distância, segundo relatos de moradores de Belém nas redes sociais.


Na semana passada, a Organização das Nações Unidas (ONU) enviou uma carta ao governo brasileiro com duras críticas à segurança e infraestrutura da COP-30.


Em uma carta de três páginas, o secretário da UNFCCC (braço de clima da ONU), Simon Stiell, também citou problemas como a falta de ar-condicionado e vazamentos de água em alguns locais da Zona Azul, área onde ocorrem as negociações.


A reclamação foi encaminhada após uma tentativa de invasão da área azul, onde ocorrem as negociações climáticas, por manifestantes de um movimento indígena.


(Matéria em atualização)


Sair da versão mobile