Incêndio atinge um dos pavilhões da COP30 em Belém; veja vídeo

Reprodução/X

Um incêndio atingiu um dos pavilhões da COP30, em Belém, nesta quinta-feira (20). O foco do fogo é no pavilhão dos países. Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, o incêndio foi controlado.


De acordo com o governador do Pará, Helder Barbalho, em entrevista à GloboNews, não há feridos. Barbalho disse que os bombeiros trabalham com duas hipóteses para o incêndio: falha em gerador ou curto-circuito em um estande.


Todos os pavilhões da COP30 foram evacuados e as negociações suspensas, sem prazo para retomada. Segundo relatos, a organização da conferência orientou a evacuação às pressas, com correria e empurra-empurra.



Imagens iniciais mostram o fogo atingindo estandes, assim como de pessoas utilizando extintores de incêndio para apagar as chamas. Em uma das imagens, o fogo atinge lonas e instalações da East African Community.


Bombeiros foram até o local para controlar o incêndio – as labaredas de fumaça podiam ser vistas a distância, segundo relatos de moradores de Belém nas redes sociais.


Na semana passada, a Organização das Nações Unidas (ONU) enviou uma carta ao governo brasileiro com duras críticas à segurança e infraestrutura da COP-30.


Em uma carta de três páginas, o secretário da UNFCCC (braço de clima da ONU), Simon Stiell, também citou problemas como a falta de ar-condicionado e vazamentos de água em alguns locais da Zona Azul, área onde ocorrem as negociações.


A reclamação foi encaminhada após uma tentativa de invasão da área azul, onde ocorrem as negociações climáticas, por manifestantes de um movimento indígena.


(Matéria em atualização)


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias