Ícone do site Ecos da Noticia

Educação do Acre realiza a 11ª edição da Mostra Viver Ciência em Rio Branco

Foto: Mardilson Gomes/SEE

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) realiza nesta quarta e quinta-feira, dias 26 e 27, a 11ª edição da Mostra Viver Ciência na Escola de Ensino Integral Glória Perez. Participam das atividades, além de escolas de Rio Branco, também de Senador Guiomard, Porto Acre e Brasileia, que tiveram trabalhos selecionados.


Além das escolas desses municípios acreanos, dois outros trabalhos foram apresentados pelo Centro de Tempo Integral Elias Mendes da Silva, do município de Boca do Acre, Amazonas.


A Mostra Viver Ciência em Rio Branco está sendo realizada em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac) e tem trabalhos de diversas instituições, como o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) e Centro Educacional Dom Bosco.


Mostra Viver Ciência tem trabalhos de escolares de quatro municípios. Foto: Mardilson Gomes/SEE

No espaço Exposição Científica, as escolas de Rio Branco e também dos municípios apresentaram os mais diferentes trabalhos, com temas voltados à água, às plantas medicinais, ao descarte correto do lixo, à energia eólica, ao biodiesel e também sobre educação ambiental.


Para além dos trabalhos escolares, os núcleos ligados ao Departamento de Inovação da SEE, como Robótica Educacional (Nare), de Matemática e Ciências Aplicas (NMCA) e Incentivo ao Conhecimento (NIS) também levaram os mais diversos experimentos. Esse ano, por exemplo, o Nare está apresentando o robô-sumô.


Núcleos ligados ao Departamento de Inovação levaram diversos experimentos.
Foto: Mardilson Gomes/SEE

Durante a abertura da mostra, o secretário adjunto de ensino da SEE, professor Sebastião Flores, destacou a parceria com o Ifac e que os alunos estão realizado sonhos. “Esse é um esforço para melhorar o ensino-aprendizagem e não temos dúvida que esses trabalhos trarão muitos resultados”, destacou.


O professor Anderson Melo, chefe do Departamento de Inovação da SEE, destacou que, ao todo, estão sendo apresentados durante a mostra 178 trabalhos científicos. “Das águas da Amazônia aos oceanos é a temática que a gente propõe esse ano”, explicou. Segundo ele, a escolha do tema tem a ver com as reflexões em relação às bacias hidrográficas da Amazônia.


“Isso tem a ver com diversos problemas que temos hoje, principalmente em nosso estado, que são essas crises climáticas, desde os alagamentos até as secas severas”, disse.


Escolas tiveram a oportunidade de apresentar diversos trabalhos. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Nesse sentido, os trabalhos dos alunos durante a mostra propõem soluções de mitigação desses vários problemas ambientais. “E não apenas problemas relacionados às águas, mas toda a questão de saneamento básico e tudo aquilo que envolve as problemáticas sociais que assolam o nosso estado”, afirmou.


A professora Luana Melo, do Ifac, destacou a importância da parceria na realização da Mostra Viver Ciência. “Temos aqui hoje um estande onde a gente está trazendo tecnologia e inovação para que possamos entregar o melhor para a nossa comunidade”,


Sair da versão mobile