Ícone do site Ecos da Noticia

Tião Bocalom prestigia expositores de café acreanos na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte

Desde que foi prefeito pela primeira vez do município de Acrelândia, o atual prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, incentiva o plantio de café no Acre. Vinte anos depois, ele vê os frutos desse trabalho de incentivo e gestão ganharem destaque em nível nacional: dois de quinze produtores de café que disputam premiações na Expominas são de Acrelândia.


“Eu fico muito feliz em ver que aquela mensagem que levo por todo o estado há 20 anos de que investir no setor produtivo é a solução para o desenvolvimento do nosso Acre está se comprovando como uma realidade. ‘Produzir para empregar’ e ‘Campo rico, cidade rica’ sempre foram os meus lemas. Muitos me criticaram, mas hoje até meus adversários políticos reconhecem os bons resultados que o investimento no plantio de café está trazendo para o estado. Quando se praticam políticas públicas voltadas à agricultura, a prosperidade chega. Está aí o exemplo: dois produtores de Acrelândia, onde fui prefeito, estão disputando uma premiação nacional com o café Robusta da Amazônia”, destacou Bocalom em entrevista durante a feira.



A Semana Internacional do Café (SIC) é realizada por meio de uma parceria entre diversas entidades e instituições, como Espresso&CO, Sistema Faemg-Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sebrae e Governo de Minas Gerais. O evento promove uma programação que conecta mercados, conhecimento e negócios, gerando oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro.


A exposição ocupa uma ampla área que reúne estandes, ativações e experiências de marcas de todos os elos da cadeia produtiva. Segundo os organizadores, é nesse espaço que a SIC se consolida como a principal ação de promoção do café brasileiro para o Brasil e o mundo.



A cada edição, mais de 200 marcas expositoras apresentam produtos, serviços e soluções que movimentam a cafeicultura de insumos a maquinários, de torrefações a cafeterias, de exportadores a distribuidores, além de associações, instituições financeiras e empresas de tecnologia e inovação. Em 2024, a feira movimentou mais de R$ 100 milhões em negócios, consolidando-se como o principal ambiente de expansão e integração do setor.


Esta é a primeira vez que os Robustas Amazônicos do Acre participam da Semana Internacional do Café. Em um estande de 100 m², foi montada uma cafeteria com baristas especializados em robustas, que receberam treinamento específico para contar a história da cafeicultura acreana. O espaço foi projetado para atrair compradores de café verde que ainda não conhecem a qualidade do produto acreano.


O Governo do Estado do Acre também participa do evento, com uma comitiva liderada pela Secretaria de Agricultura.


Sair da versão mobile