A advogada Mariana Oliveira, pós-graduada em Direito Penal, foi presa em flagrante na manhã desta segunda-feira (10) ao tentar entrar com mais de 800g de drogas no Complexo Penitenciário de Rio Branco. A profissional havia recebido a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em abril deste ano.
De acordo com informações do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN), os policiais penais de plantão notaram uma atitude suspeita da advogada no momento em que ela tentava acessar a unidade. Mariana foi orientada a passar pelo aparelho body scanner, mas antes de fazê-lo, deixou a bolsa em um guarda-volumes reservado para advogados, seguindo depois para o equipamento.
Após o atendimento ao cliente, a advogada retornou para retirar seus pertences, momento em que um dos chefes de equipe percebeu um invólucro visível na bolsa entreaberta. Questionada se transportava drogas, ela confirmou.
Segundo o relatório do IAPEN, Mariana foi conduzida a uma sala reservada, onde duas policiais penais presenciaram a retirada de dez pacotes de uma substância aparentando ser maconha, escondidos na bolsa e dentro do sutiã.
A Direção Operacional do IAPEN comunicou imediatamente a presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/AC, que acompanhou o desenrolar da ocorrência. A advogada foi encaminhada à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde permanece à disposição da Justiça.
A OAB/AC ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso. A instituição deve instaurar um processo disciplinar para apurar a conduta da advogada, que pode resultar em suspensão ou cassação da inscrição profissional, caso as acusações sejam confirmadas.
Veja o vídeo da apreensão: