Seinfra prepara solo para realizar reparo definitivo na ponte do Judia

Foto: David Medeiros

A Prefeitura de Rio Branco (PMRB), por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou nesta terça-feira, 21, os trabalhos de preparação do solo para o reparo definitivo na cabeceira da ponte sobre o Igarapé Judia, em Rio Branco (AC). A estrutura, inaugurada em setembro do ano passado, apresentou problemas no acesso, exigindo novas intervenções.


A ponte do Judia liga os bairros Canaã e Belo Jardim, e é uma das principais rotas de acesso entre as regiões.


Em entrevista ao repórter David Medeiros, do ac24horas, o secretário de Infraestrutura, Antônio Cid Ferreira, destacou que o município realizou estudos técnicos detalhados antes de iniciar o serviço. “Foi primeiro tivemos que fazer um estudo bem aprofundado. Foram feitos sondagens, foram feitas a identificação, ali é uma área muito de argila, muito ruim, muita lama e fomos, com as sondagens que fizemos, fomos encontrar solo duro abaixo de dez metros, né?”, explicou.


Foto: David Medeiros

O secretário destacou que, a partir dessas análises, a prefeitura decidiu executar uma obra de contenção mais robusta. “Então, agora o prefeito já determinou que se faça a cortina, vamos fazer uma cortina de contenção ali, nos moldes que está sendo feito, mais ou menos naquela ali da passarela. A demora se deu porque ali vamos precisar de uma perfuratriz, é uma perfuratriz que nós vamos utilizar, é a que está trabalhando no viaduto, mas que já concluiu os trabalhos dela, agora ela tá indo lá pra cabeceira da Judia”, afirmou.


De acordo com Cid Ferreira, o serviço incluirá a instalação de cerca de 77 estacas de sustentação. “Vai ser ali na faixa de setenta e sete estacas, né? Um pra fazer a contenção, um talude ao outro e vai ficar um serviço de qualidade, porque não adianta a gente chegar lá e fazer um paliativo para na próxima alagação e tudo ir por água abaixo. É uma área muito difícil de trabalhar, mas com os estudos que foram feitos, as sondagens, as perfurações, identificamos, agora vamos fazer um trabalho técnico bem elaborado”, destacou.


Foto: David Medeiros

Sobre o cronograma, o secretário informou que as equipes estão finalizando o preparo do solo para receber as máquinas pesadas. “Agora, no momento, estamos fazendo uns aterros que é pra poder receber as máquinas. Ali naquela lateral e, eh, mais ou menos, em torno de vinte dias, a gente crava todas as estacas, depois vai ser feita os acabamentos, né? O coroamento, a laje, essas coisas todas”, finalizou.



Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias