Uma operação da RBTrans, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco, surpreendeu os mototaxistas na manhã desta quinta-feira, 23, no Terminal Urbano de Rio Branco. Pelo menos 20 motocicletas foram autuadas por irregularidades na documentação pessoal dos condutores e nos registros dos veículos. Seis delas foram rebocadas para o pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Em entrevista ao repórter do ac24horas, David Medeiros, o mototaxista Marcelo Vieira comentou sobre a operação. “O que eu tenho a falar é o seguinte, que da mesma forma que eles têm que fiscalizar aqui o mototáxi, eles deveriam fiscalizar também os Uber, porque é uma disputa desleal para a categoria”, pontuou.

Foto: David Medeiros
Quando questionados se a categoria se sentia injustiçada, Marcelo negou. “Não, não, não. Alguns estavam irregulares, mas nem todos estão irregulares aqui, foram apreendidos só seis motos, e o pessoal vai procurar se regularizar”, acrescentou.
Apesar da operação, o repórter registrou que não houve confusão, e a fiscalização transcorreu de forma tranquila. No entanto, alguns mototaxistas demonstraram insatisfação com a situação. Vasconcelos, outro mototaxista, expressou sua preocupação:

Foto: David Medeiros
“Eu quero fazer só uma indagação à pessoa que mandou eles virem aqui. Eu sei que isso é certo da parte deles, né? Mas tipo assim, deixaram os trabalhadores sem motos, e quem mandou vir aqui vai botar comida na mesa deles, eles estão bem, estão comendo, estão tranquilos, ganham, né? Se eles fizerem, eles ganham, se não fizerem, também. Agora, só com essa indagação, será que eles vão botar comida na mesa desses trabalhadores que estão aqui? Será que eles vão mandar a mulher deles trabalhar ou será que eles vão trabalhar no lugar deles?”, perguntou.