Presença de onça ameaça ano letivo de alunos no interior do Acre

Estudantes do Ramal dos Zacarias, localizado na BR-364, em Cruzeiro do Sul, estão abandonando as aulas com medo da presença de uma onça. Segundo eles, o animal é visto há cerca de um mês perto da escola em que frequentam e há quatro dias os moradores alegam terem observado rastros e ouvido esturro do animal.


O grupo de alunos tem que caminhar por um trecho de mata. Jardson Silva, de 17 anos, que está no 2º ano do ensino médio, diz que todos estão com medo porque o perigo é grande de serem atacados pelo animal. Ele tem que sair sozinho de casa às 5 horas da manhã e pensa em desistir das aulas, mesmo estando quase no fim do ano letivo.


“Essa parte aqui da mata foi onde um morador escutou, ouviu a onça, o barulho que a onça faz esturrando. Ele ouviu lá de onde ele estava trabalhando, às 5 horas. Aí é a mesma hora que as alunas passam. Aí eu estudo de manhã, também venho sozinho para a escola. É muito perigoso, né? Essa parte aqui, ó, já perto de chegar no campo aonde nós vamos para a escola”, conta ele em vídeo.


Os moradores cobram uma solução das autoridades para garantir o acesso seguro das crianças e jovens até a escola.


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibam) informou que recebeu relatos extraoficiais do avistamento da onça em julho deste ano, mas não há registros oficiais. O Ibama orienta a população a evitar a área e não tentar perseguir o animal.


Segundo a instituição, a onça-pintada é a espécie protegida por lei e essencial para o equilíbrio do ecossistema. O Instituto disponibiliza o número 0800-061-8080 para registro oficial de ocorrências com fauna silvestre.


 


Veja o vídeo:


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias