Ícone do site Ecos da Noticia

Prefeitura avalia ampliar o Horto para nova edição do festival

Foto: Jardy Lopes

Durante a segunda noite do Festival da Macaxeira e Agronegócio, realizada neste sábado, 04, no Horto Florestal, o diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Klowsbey Pereira, falou sobre os bastidores da organização do evento, os desafios enfrentados pela equipe e as novidades que o público ainda pode esperar.


O Festival da Macaxeira e Agronegócio, promovido pela Prefeitura de Rio Branco em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), tem reunido centenas de visitantes no Horto Florestal, com feira gastronômica, atrações culturais, concursos e exposições que valorizam a agricultura e a cultura acreana.


Klowsbey iniciou destacando o esforço conjunto da equipe para realizar o festival, mesmo diante das obras no centro da cidade. “Primeiramente, a gente viu a consequência das obras que estão acontecendo no centro. Então, o prefeito me falou: não vamos prejudicar o andamento da carruagem, principalmente do transporte e da locomoção já precário do centro da cidade. Foi pensado em vários locais. Aí eu, mais o prefeito, o prefeito já tem uma coisa lá na frente, por que não no Horto? Pronto, o seringal no Festival da Macaxeira”, explicou.


Segundo ele, a escolha do Horto Florestal foi estratégica e exigiu uma série de adaptações. “Apesar de o espaço ser um pouco menor, nós amenizamos e qualificamos o local. Quem vier ainda dá tempo de vir hoje e amanhã, porque vocês vão ver grandes novidades aqui no Festival da Macaxeira. Dificultou um pouco, porque a gente teve que requalificar o espaço. A gente ia trazer mais novidades, mas devido ao espaço, o que é que nós vamos fazer? Vamos fazer mediante o espaço que nós temos”, pontuou.


Klowsbey também comentou que, caso o evento continue sendo realizado no Horto Florestal, a prefeitura já avalia formas de ampliar a estrutura. “Quem conhece o Parque Horto Florestal sabe que nós temos um espaço grande, que é o campo de esporte daquela área esportiva. Ali dá para fazer várias atividades. Especialmente, eu por mim, vou dar uma ideia para o prefeito: ali seria o espaço de shows. Porque é um espaço grande, dá até, quem sabe, trazer uma artista de fora no ano que vem. Aqui é um espaço mais familiar, mais de alimentação; lá a gente faz todos os espaços de shows, de lazer e de recriação”, detalhou.


Além de falar sobre o festival, o presidente da FGB adiantou que o Natal de Rio Branco terá novidades tecnológicas e uma proposta mais moderna. “Se eu te adiantar, vou ser puxado na orelha pelo prefeito. Já temos muitas novidades, mas quem vai anunciar é o prefeito. Ele disse que vai ser muito digital, é o Natal digital. Além disso, uma parte que é da Fundação de Cultura também vai ter o espaço de lendas natalinas. A gente está já com toda a equipe da Fundação para fazer a tenda natalina das lendas. O pessoal vai conhecer as lendas também, que fazem parte da nossa vida de infância”, revelou.


Com bom humor, Klowsbey brincou sobre um dos temas mais aguardados do público. “Neve é o que não vai faltar na praça. Eu dei uma ideia ao prefeito, e ele gostou de espalhar muita neve em todos os locais, principalmente naquele túnel que ficou lindo em 2025”, ressaltou.


Encerrando sua participação, o diretor convidou o público para aproveitar a programação deste domingo (05). “Galera, daqui a pouco vamos ter o concurso Miss Universe Rio Branco, com as mulheres mais bonitas da cidade. Depois vem o forró da terceira idade. Amanhã o parque será aberto a partir das 10h. Traga sua rede, sua câmera, porque vai ter muita comida, concurso gastronômico, brincadeiras para as crianças e apresentações culturais, como o tecido acrobático. E quem encerra o show amanhã é Sandra Melo! Vai ser um domingaço aqui na segunda edição do Festival da Macaxeira”, convidou.


Assista ao vídeo:


Prefeitura já avalia formas de ampliar o Horto para nova edição do festival


Sair da versão mobile