Ícone do site Ecos da Noticia

PF mira chefe do CV e revela que ele fez cirurgias plásticas para despistar as autoridades

A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (6), a Operação Xeque-Mate para desarticular o principal núcleo do Comando Vermelho no Amazonas. Um dos alvos é o narcotraficante Alan Sérgio Martins Batista, conhecido como “Alan do Índio”, apontado como chefe da facção no estado.


Segundo a PF, Alan fez cirurgias plásticas e usava documentos falsos para despistar as autoridades e realizar viagens ao exterior. Ele segue foragido. Sua esposa, Cristina Nascimento, foi presa durante a operação. Em uma residência de luxo, em Manaus, os agentes apreenderam joias, relógios e outros artigos de alto valor.


As investigações começaram após a apreensão de mais de duas toneladas de drogas, em setembro de 2024, em uma embarcação no interior do Amazonas. A carga pertenceria a Alan.


A PF também identificou que o Comando Vermelho utilizava criptoativos para pagar carregamentos de drogas enviados por traficantes colombianos.


A Operação Xeque-Mate é resultado de uma ação conjunta entre as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) de Manaus (AM) e Guarujá (SP). Entre os principais alvos estão os líderes da facção e o responsável pela lavagem de dinheiro por meio de uma fintech.


Sair da versão mobile