A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (9) uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões do INSS. Com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), os agentes cumprem 66 mandados de busca e apreensão em oito unidades da federação.
As ordens judiciais foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e estão sendo executadas em São Paulo (45), Sergipe (12), Amazonas (1), Rio Grande do Norte (1), Santa Catarina (2), Pernambuco (2), Bahia (2) e no Distrito Federal (1).
De acordo com a Polícia Federal, o objetivo da ação é aprofundar as investigações e esclarecer a prática de crimes como inserção de dados falsos em sistemas públicos, constituição de organização criminosa e atos de ocultação e dilapidação patrimonial.
Segundo a TV Globo, três empresas estão no centro do esquema de lavagem de dinheiro. Os crimes investigados incluem estelionato qualificado, peculato, corrupção ativa, uso de documentos falsos, lavagem de capitais e organização criminosa.
A ofensiva desta quinta-feira dá sequência à primeira fase da operação, realizada em 12 de setembro, quando foram presos Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e o empresário Maurício Camisotti. Antunes é apontado pela PF como lobista e facilitador do esquema, que envolvia o cadastramento fraudulento de aposentados em associações com uso de assinaturas falsas para autorizar descontos mensais nos benefícios.
Na ocasião, os policiais apreenderam esculturas eróticas, quadros, arma e veículos de luxo. Antunes teria transferido R$ 9,3 milhões para pessoas ligadas a servidores do INSS entre 2023 e 2024. Já Camisotti é acusado de ser sócio oculto de uma das entidades beneficiadas pelas fraudes.
Em abril, o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi exonerado após o caso vir à tona. A Polícia Federal estima que o prejuízo causado ao longo de cinco anos, entre 2019 e 2024, pode chegar a R$ 6,3 bilhões.
As investigações seguem em sigilo. Não haverá coletiva de imprensa.