Ícone do site Ecos da Noticia

Opositora de Maduro, María Corina se diz “chocada” por vencer Prêmio Nobel da Paz

FILE PHOTO: Venezuelan opposition leader Maria Corina Machado addresses supporters at a protest before the inauguration of President Nicolas Maduro for his third term, in Caracas, Venezuela January 9, 2025. REUTERS/Gaby Oraa/File Photo

A líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, disse nesta sexta-feira (10) que está chocada após vencer o Prêmio Nobel da Paz de 2025, durante uma ligação telefônica com Edmundo Gonzalez, ex-líder da oposição venezuelana.


Durante a conversa, ela também pôde ser ouvido dizendo a Gonzalez que “não conseguia acreditar”.


“Estamos todos chocados de alegria. Este é um grande sucesso, um grande sucesso”, respondeu Gonzalez.


Machado, uma engenheira industrial de 58 anos que vive escondida, foi impedida em 2024 pela justiça venezuelana de concorrer à presidência e, assim, desafiar o presidente Nicolás Maduro, que está no poder desde 2013.


Ela então se dedicou à campanha para seu substituto, o ex-embaixador Gonzalez, atraindo multidões que às vezes chegavam a milhares de pessoas em atos na Venezuela, de acordo com participantes e imagens capturadas pela mídia.


Mas vários membros do círculo íntimo de Machado enfrentaram prisão, incluindo seu chefe de segurança na época da campanha, e seis membros de sua equipe se refugiaram na embaixada da Argentina depois que promotores emitiram mandados de prisão.


Sair da versão mobile