A Operação Virtude 2025, iniciativa nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Polícia Civil de Cruzeiro do Sul, vai reforçar o atendimento à pessoa com deficiência e ao Idoso. O objetivo é ampliar as frentes de atuação, tanto educativas quanto repressivas, visando fortalecer a rede de proteção e oferecer respostas mais rápidas às denúncias.
De acordo com levantamentos da instituição, os crimes mais comuns praticados contra pessoas com mais de 60 anos no estado envolvem violência patrimonial, como apropriação indébita de aposentadorias, pensões ou bens, violência psicológica, abandono material e físico, além de maus-tratos.
Durante todo o mês de outubro, ações como palestras, orientações à comunidade, divulgação de canais de denúncia e intensificação das investigações em andamento estarão voltadas para a prevenção, combate e responsabilização dos autores de crimes praticados contra pessoas idosas. A Polícia Civil estará nas ruas, nas delegacias e nas comunidades para prevenir e reprimir as ações.
A delegada Juliana De Angelis Drachenberg, responsável pela coordenação da Operação Virtude no Acre, destaca a importância da mobilização conjunta das forças de segurança.
“Trata-se de um esforço nacional em defesa da população idosa, que muitas vezes sofre em silêncio. Nosso compromisso é intensificar as ações educativas e de conscientização, mas também agir com rigor na responsabilização daqueles que praticam abusos, sejam de natureza física, psicológica ou patrimonial. O idoso merece respeito, cuidado e dignidade, e a Polícia Civil do Acre estará presente para garantir esses direitos”, afirmou.