Uma operação conjunta entre forças de segurança do Acre foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (8) no Complexo Penitenciário de Rio Branco. A ação, liderada pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) por meio da Polícia Penal, contou com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron). O objetivo principal foi avaliar a estrutura e as condições de vivência dos detentos, promovendo uma intervenção para garantir a ordem e a segurança no sistema prisional.
De acordo com o presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, a operação aproveita o reforço recente no efetivo da Polícia Penal. “Na manhã de hoje, mais uma ação da Polícia Penal, que consiste na intervenção dentro do Complexo Penitenciário de Rio Branco, com a finalidade de fazer uma avaliação na estrutura do âmbito de vivência dos apenados, aproveitando o efetivo recém-empossado da Polícia Penal”, explicou Costa. A iniciativa reflete um esforço contínuo para aprimorar o controle e a normalização do ambiente prisional no estado.
O secretário adjunto da Justiça e Segurança Pública, Evandro Bezerra da Silva, destacou o suporte da Secretaria de Segurança Pública e parabenizou a gestão do Iapen. “É mais uma operação iniciativa do Instituto de Administração Penitenciária, o presidente Marcos Frank, tem tomado essas providências, junto com a Polícia Penal, em fazer constantes operações aqui”, afirmou Silva.