O meteorologista Davi Friale emitiu um alerta nesta segunda-feira, 06, sobre a chegada de uma nova onda polar ao Acre nesta terça-feira (07). O fenômeno, o vigésimo registrado em 2025, trará a 12ª friagem do ano, acompanhada de chuvas intensas, temporais e queda acentuada nas temperaturas em várias regiões do estado.
Segundo Friale, há alta probabilidade de temporais já nas primeiras horas da terça-feira, especialmente no leste e sul do Acre, onde estão os municípios de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira.
Durante o fim de semana, o Acre enfrentou temperaturas elevadas, com máximas de 35,9°C em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia, e 36,1°C em Assis Brasil. A mudança brusca deve ser sentida já na quarta-feira (8), quando os termômetros devem registrar mínimas entre 17°C e 19°C nas regiões do vale do Rio Acre e sul do Amazonas, incluindo Boca do Acre.
No vale do Juruá, a friagem será mais fraca, com mínimas entre 20°C e 22°C em Cruzeiro do Sul, mas as máximas também devem cair, ficando abaixo dos 28°C durante a tarde de quarta-feira.
Os ventos de sudeste devem começar a soprar ainda pela manhã de terça, com rajadas que podem ultrapassar 50 km/h em alguns pontos. A previsão é de noites amenas em Rio Branco e cidades vizinhas até sexta-feira (10), quando o calor volta a predominar no fim de semana.
Friale alertou ainda para possíveis transtornos à população, como alagamentos, transbordamento de pequenos córregos, queda de árvores e danos em edificações, além do risco de descargas elétricas.
A partir de quarta-feira, o tempo deve se firmar no leste e sul do estado, mas ainda poderá chover no vale do Juruá. Entre quinta e sábado, a umidade relativa do ar pode cair abaixo de 30% em Rio Branco, o que caracteriza estado de atenção para a saúde.