MS convoca instituições do AC para Programa de Residências Médicas

O Ministério da Saúde lançou o Edital nº 9/2025, publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 29, que abre a adesão de instituições do país ao programa MAIS RESIDÊNCIAS, parte do Programa “Agora Tem Especialistas”. O objetivo é conceder incentivos financeiros a preceptores e coordenadores de Programas de Residência Médica (PRM), com foco em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente em regiões com déficit de especialistas, como o Acre.


No estado, profissionais das especialidades de anestesiologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, oncologia clínica, cirurgia oncológica, neurologia, medicina paliativa, medicina intensiva pediátrica, psiquiatria da infância e adolescência, medicina de família e comunidade, ginecologia e obstetrícia, cardiologia, ortopedia e traumatologia, cirurgia geral, psiquiatria e pediatria estão entre os contemplados para o recebimento dos incentivos, que variam de R$ 4 mil mensais para preceptores e coordenadores de PRM.


O edital estabelece que cada programa de residência médica terá direito a uma bolsa para coordenador e uma bolsa de preceptor a cada três vagas ocupadas por residentes, respeitando a ocupação mínima de uma vaga em cada PRM. Para receber os pagamentos, os profissionais devem estar devidamente inscritos no CPF e ter conta bancária ativa.


A adesão ao edital será realizada entre 3 e 14 de novembro de 2025, por meio do sistema eletrônico do MAIS RESIDÊNCIAS. As instituições deverão comprovar que pelo menos 75% da carga horária dos programas ocorre em serviços vinculados ao SUS, incluindo a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para áreas de saúde mental infantil e adolescente.


O Acre, conforme o edital, é prioridade regional em várias especialidades médicas, considerando que a razão de especialistas por 100 mil habitantes no estado ainda está abaixo da média nacional. A expectativa é que a iniciativa amplie o acesso da população acreana a serviços de saúde especializados e fortaleça a presença de médicos em áreas estratégicas para o SUS.


Mais informações sobre o edital, inscrições e resultados preliminares e finais podem ser acessadas no site da SGTES/MS:https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sgtes/residencias-em-saude.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias