O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para apurar a responsabilidade pela construção de uma obra irregular no rio Iaco, na altura do Seringal Santa Clara, em Sena Madureira (AC). Segundo a portaria nº 16/2025, publicada nesta sexta-feira, 24, a obra teria sido realizada possivelmente em julho de 2025, com o objetivo de facilitar o transporte de veículos terrestres, prejudicando a navegação local.
Conforme informações obtidas junto a moradores da região, o bloqueio do rio dificulta o deslocamento tradicional por via fluvial, método de transporte essencial para a comunidade local. A construção teria sido realizada por pessoas vinculadas a um plano de manejo autorizado pelo Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac).
No documento, o MPF destacou que o inquérito civil terá duração de um ano e que as primeiras diligências incluem a solicitação ao Imac dos relatórios de fiscalização sobre a obra e a coleta de informações junto à titular da autorização de exploração e ao responsável técnico pelo plano de manejo.












