Brasil – Nesta quarta-feira (15), o Governo Federal deve liberar um lote extra do abono salarial para cerca de 1,6 milhão de brasileiros. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o montante destinado ao pagamento é de aproximadamente R$ 1,5 bilhão. Segundo informações do site NDMais, o valor poderá ser sacado até o dia 29 de dezembro deste ano.
Quem tem direito ao lote extra do abono salarial?
O lote extra do abono salarial PIS/Pasep será liberado para trabalhadores que tiveram suas informações encaminhadas com atraso. O valor do benefício varia conforme o período de trabalho no ano-base: quem trabalhou durante os 12 meses tem direito a um salário mínimo.
O último pagamento regular foi realizado em 15 de agosto, beneficiando nascidos em novembro e dezembro com renda mensal de até dois salários mínimos. Agora, o lote extra busca corrigir pendências e assegurar o pagamento a quem teve os dados atualizados posteriormente.
Para ter direito ao abono, o trabalhador deve atender aos critérios estabelecidos pelo Governo Federal: possuir registro em carteira há pelo menos cinco anos, ter trabalhado no mínimo 30 dias no ano-base, receber até dois salários mínimos por mês e garantir que o empregador tenha informado corretamente as informações na RAIS (Relatório Anual de Informações Sociais).
Saiba como consultar seu direito ao PIS/Pasep?
Terão direito ao abono salarial extra os trabalhadores com vínculos registrados no ano-base de 2023 e cujas informações foram enviadas ao eSocial até 20 de junho de 2025. O valor máximo do abono salarial PIS/Pasep é de R$ 1.518, correspondente a um salário mínimo.
Quem tiver dúvidas sobre a elegibilidade pode consultar a Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) ou acessar o portal Gov.br. Também é possível obter informações pelo telefone 158, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h, exceto em feriados.
Fonte: RIC.COM.BR