192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Juntos Pelo Acre oferta mais de 2 mil peças de roupas durante três ações em Rio Branco

Atividades do Centro de tratamento foram realizadas no Clube da Policia Militar e do Bombeiro. Foto: Yasmin Sá/SEASDH

O programa Juntos Pelo Acre, promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), ofertou para a comunidade 600 kits de vestuário social em diferentes locais de Rio Branco. A ação desta sexta-feira, 10, proporcionou cidadania e bem-estar para pessoas com deficiência, idosos e para a comunidade em geral.


O Centro Especializado em Reabilitação do Estado Frei Paolino Baldassari recebeu cerca de 200 kits de roupas masculinas e femininas destinadas aos pais, mães e famílias de pacientes do centro. A iniciativa foi realizada em comemoração ao Dia das Crianças e contou com atividades de bem-estar, beleza, pescaria e piscina, beneficiando mais de 350 pessoas.


A gerente-geral do centro, Cíntia Brasil, disse que esse é um momento de inclusão social e confraternização das pessoas, dedicado ao Dia das Crianças. “Essa é uma festa voltada exclusivamente para os pacientes do CER, que estão em processo de reabilitação. A importância desse momento está em trazer para a prática as habilidades que eles desenvolvem nas terapias. Além disso, a parceria com a Secretaria de Assistência Social é fundamental, pois nos permite cuidar de quem cuida, oferecendo, por exemplo, kits de roupas para as mães que se dedicam com tanto amor e esforço aos cuidados dos filhos”, declarou.


Maria Rosileide Cortez, que tem um filho com síndrome de Down e autismo que faz tratamento no centro, destacou a emoção em ser beneficiada com os serviços. “Para mim é um prazer, chegou em boa hora. São roupas novas, boas e bonitas. Estou muito feliz, muito satisfeita. Quero agradecer a toda a equipe do programa Juntos Pelo Acre, agradecer ao governador, à nossa vice-governadora Mailza e a toda a equipe”, realçou.


Maria Rosileide disse que está muito contente com a ação. Foto: Daniel Villamor/SEASDH

A técnica do Vestuário Social, Ieidna Chaves, disse que o objetivo é beneficiar as famílias e mães que tanto precisam. “A nossa vice-governadora, Mailza Assis, fez questão de atender esse pedido. Hoje eles estão aqui comemorando o Dia das Crianças e, além disso, trazendo o vestuário social para beneficiar as mães, né? Que fazem parte de todo esse processo, que não é fácil, né? Cuidar de crianças especiais é algo de grande relevância para todos eles”, ressaltou.


A Escola Dr. Francisco de Paula Leite Oiticica, localizada no bairro Bahia Nova, também foi uma das beneficiadas. A comunidade em geral recebeu 200 kits de vestuário e serviços de vacinação. A diretora da instituição, Antônia da Silva Souza, disse que a necessidade no local é grande.


“Aqui nós trabalhamos numa comunidade carente, que as pessoas precisam. E essa ação é muito importante. A SEASDH, junto com a vice-governadora, está de parabéns por essa ação, por pegar essas roupas e transformar em doações. A gente vê as pessoas alegres, as pessoas já saindo, abrindo o vestuário, olhando”, comentou.


Comunidade do entorno da escola recebeu 200 kits de vestuário. Foto: Yasmin Sá/SEASDH

Já no Horto Florestal de Rio Branco, o Juntos Pelo Acre ofertou mais 200 kits masculinos e femininos, dedicados ao Dia Nacional da Pessoa Idosa, comemorado em 1º de outubro, em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Acre. Animada, a aposentada Maria Auxiliadora da Silva comentou que a iniciativa destinada aos idosos traz momentos de descontração no seu dia a dia.


“Bem, o meu kit eu achei muito bacana. Espero que dê em mim, pra da próxima vez eu já vir vestida com ele. Amei o presente, amei todos vocês que trabalharam muito bem com o nosso grupo da terceira idade. Eu ainda não tinha vindo aqui em evento nenhum, é o primeiro que eu tô vindo, mas eu adorei”, exclamou.


A chefe da Divisão de Promoção da Pessoa Idosa da SEASDH, Kely Pessoa, ressaltou que é por meio desses eventos que a secretaria, com os parceiros, leva diversos serviços direcionados a eles.
“A dança é um meio que tem tirado muitos idosos de dentro de casa. Eles se sentem bem. Um dos idosos que estava na apresentação hoje estava falando pra mim que ele vivia em casa, entravado, não tinha alegria, e hoje ele tem essa alegria”, afirmou.


Maria Auxiliadora da Silva participou da iniciativa e saiu animada. Foto: Daniel Villamor/SEASDH

A divisão também ofertou o Estatuto e a cartilha informativa dos Direitos do Idoso e teve a participação do Grupo de Carimbó – Associação Social e Cultural dos Idosos e Familiares do Estado do Acre (Ascifea), além dos serviços de registro civil, que tiveram 21 pedidos de segunda via de certidão.


A coordenadora do programa Defensoria Itinerante, Luciana Souza, destacou que a Defensoria trabalha a temática da pessoa idosa há mais ou menos oito anos. “É uma ação que a gente acolhe, que a gente olha com muito respeito, considerando a história de cada um que esteve aqui. O Juntos Pelo Acre é um parceiro da Defensoria, que está junto em todas as ações. E essa parceria hoje também abrilhantou com o Vestuário Social, com toda a equipe que esteve desde o início planejando e cooperando junto com esse atendimento”, concluiu.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias