Há exatos 40 anos, as mulheres integraram o quadro da Polícia Militar do Acre (PMAC), marco comemorado nesta segunda-feira, 6. Para celebrar a data e reconhecer a importância da presença feminina na corporação, o governador Gladson Camelí parabenizou toda a força-tarefa feminina durante encontro com a comandante-geral Marta Renata Freitas.
Durante a reunião, foram destacados os avanços conquistados ao longo dessas quatro décadas, bem como a significativa contribuição das mulheres para o fortalecimento da segurança pública no estado, que tem avançado continuamente e, graças aos investimentos realizados nos últimos anos, se consolidado positivamente na vida dos acreanos.
No encontro, o chefe do Executivo estadual destacou que a atuação feminina na PMAC faz toda a diferença e reafirmou a expectativa de que as mulheres ocupem cargos tradicionalmente ocupados por homens, reforçando seu compromisso com a promoção da equidade de gênero.
“Celebramos hoje 40 anos desde que as mulheres fazem parte da Polícia Militar do Acre. Este é um momento em que preciso destacar a dedicação de vocês na corporação e o quão importantes são para a segurança pública. Parabenizo cada uma de vocês que atua dia e noite nas ruas do Acre, contribuindo para tornar nosso estado cada vez mais seguro”, frisou Camelí.
Sendo a primeira mulher a ocupar o comando-geral da PMAC, a coronel Marta Renata agradeceu ao governador pelo reconhecimento e se disse grata por poder comemorar, como chefe da corporação, os 40 anos da inserção feminina na instituição.
“É uma conquista muito grande quando se tem o chefe do Estado reconhecendo a importância da mulher na força policial. Isso nós comemoramos com muito orgulho. Quero compartilhar essa felicitação do governador com cada policial militar, desde as pioneiras de 1985 até as que ingressaram agora em 2023”, declarou Marta.