Gladson e Pedro Pascoal reformam e ampliam UTI do Hospital do Juruá

O governador Gladson Cameli e o secretário estadual de Saúde, Pedro Pascoal, entregaram neste sábado, 18, a ampliação e revitalização da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, que contou com investimento de R$ 2 milhões.


A UTI conta com 10 leitos, sendo 1 para grávidas e 2 de isolamento. “A paciente que venha complicar na maternidade, vai ser trazid e internada aqui. A entrega dessa UTI é mais uma das etapas do compromisso da regionalização que nós já fortalecemos com a ressonância magnética, o aparelho de cateterismo, sala de quimioterapia, neurocirurgias e outros eventos para que o paciente não tenha que sair mais da regional do Vale do Juruá. Agora a entrega da UTI é realmente para finalizar todo esse ciclo, essa rede de atendimento completa, com a retaguarda de um paciente mais crítico e mais grave”, pontuou o secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal.



O secretário de Obras, Ítalo Lopes, destaca a modernidade da UTI. “Desde a climatização, que é o sistema mais moderno possível, além da revitalização de todo o espaço, ampliação. Os anos vão passar e as pessoas vão continuar sendo atendidas aqui na UTI. Quem não é aqui de Cruzeiro do Sul, talvez não tenha a dimensão da importância desse investimento, então são pessoas, não só acreanos, como amazonenses, brasileiros, até estrangeiros, com certeza vão ter os seus futuros e seus destinos, muitas vezes prolongados, por uma ação do governo do estado”.


Ione Ferreira, coordenadora de Enfermagem da UTI do Hospital do Juruá, diz que a nova estrutura impacta positivamente a saúde dos pacientes e o trabalho das equipes. “Nossa UTI revitalizada e estruturada significa um avanço enorme para a saúde aqui do Vale do Juruá. Melhora a qualidade de vida dos pacientes que vão adentrar as nossas portas e também para nós profissionais. Gerando aquele conforto, nós também prestamos uma melhor assistência aos nossos pacientes”, explica.



Presente na solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Nicolau Júnior, destacou o compromisso que a Aleac e o governo do Estado têm com a saúde do juruá. “A saúde agora tem um estrutura muito mais completa aqui. São novos tempos com muito mais investimentos”.


Para o governador, as obras da saúde, como a ampliação e revitalização da UTI, são mais importantes que serviços estruturantes. “Não tem obra de estrada, não tem ponte que seja mais importante do que as vidas salvas. Essa UTI evita que o paciente saia de Cruzeiro do Sul, dessa região do Juruá, para a capital e para outros estados. A nossa ideia é essa, é fortalecer a regionalização, não somente aqui no Juruá, como no Alto Acre, e nas outras regiões do estado, porque é difícil você ver um paciente, quando ele tende a sair do seu local, da sua residência, para ir procurar tratamento fora. Com toda certeza, a nossa política de regionalização da saúde cada vez mais aumentando as estruturas para que a gente possa dar uma saúde digna para a população”, destacou Cameli, que assinou ordem de serviço de cerca de R$ 400 mil para revitalizar o centro cirúrgico do Hospital Regional do Juruá.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias