Um trabalho de investigação da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) resultou na prisão de Idenir de Menezes Oliveira, de 42 anos, na tarde desta quinta-feira (9), na invasão do Cruzeirinho, localizada no bairro Tancredo Neves, em Rio Branco.
Idenir era foragido da justiça desde 2013, após ser condenado a mais de 16 anos de prisão pelo homicídio de Júlio Cézar de Barros, ocorrido em 2010, na Vila Caqueta, zona rural do município de Porto Acre.
De acordo com as investigações, o crime teria sido motivado por acerto de contas, já que a vítima havia prestado depoimento à polícia contra o autor anos antes.
Após o crime, o condenado fugiu do Acre e se mudou para o Rio Grande do Norte, onde foi novamente preso em 2017, dessa vez por tráfico de drogas. No entanto, conseguiu fugir do sistema prisional ao apresentar documentos falsos às autoridades locais.
A prisão preventiva de Idenir foi decretada pela 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco. Depois de intensas diligências realizadas pela Divisão de Investigações Criminais (DEIC), os agentes conseguiram localizá-lo e efetuar sua prisão.
O foragido foi encaminhado para a Delegacia Central de Flagrantes (Defla) e, posteriormente, deverá ser transferido para o Complexo Penitenciário Dr. Francisco de Oliveira Conde (FOC), onde cumprirá a pena imposta pela Justiça acreana.