Investigadores da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prenderam, na noite da última segunda-feira (20), o foragido da justiça Lucas Walifer Wanderley da Cunha, de 29 anos, condenado a 18 anos e cinco meses de prisão por duas tentativas de homicídio.
A prisão ocorreu na Rua 15, no bairro Belo Jardim I, no segundo distrito de Rio Branco. Lucas transitava de bicicleta quando foi avistado pelos policiais. Ao perceber a presença dos agentes, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e detido. O mandado de prisão havia sido expedido pela 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco.
De acordo com as investigações, o primeiro crime aconteceu em julho de 2022, quando Lucas tentou matar Matheus dos Reis Fernandes, de 34 anos, na Rua João Paulo, também no Belo Jardim. A vítima havia saído de casa a pedido da esposa para comprar cigarros e foi baleada minutos depois. O tiro atravessou o rosto de Matheus, quebrando alguns dentes, mas ele sobreviveu após ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A segunda tentativa de homicídio ocorreu em novembro de 2022, contra Cleberson Silva do Nascimento, de 41 anos. Conforme a Polícia Civil, Lucas, acompanhado de outras nove pessoas, invadiu um posto de lavagem no bairro Santa Inês e efetuou diversos disparos contra a vítima, que conseguiu fugir ilesa.
Lucas foi julgado e condenado pelos dois crimes, mas durante a audiência de instrução e julgamento, em 2024, fugiu do Fórum após pedir para ir ao banheiro. Desde então, era considerado foragido da justiça.
Após ser capturado, o acusado foi encaminhado à Delegacia Central de Flagrantes (Defla), onde permanece à disposição da Justiça.