A Prefeitura de Rio Branco e a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa) apresentaram nesta quinta-feira, 09, o balanço do Festival da Macaxeira, realizado no Horto Florestal, que se consolidou como um dos maiores eventos voltados à agricultura familiar no estado. O evento começou na última sexta-feira, 03, com o encerramento no domingo (05).
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL) e a presidente da Acisa, Patrícia Dossa, destacaram os resultados econômicos, a grande presença de público e o propósito de valorizar os produtores locais.

Foto: David Medeiros/ac24horas
Em entrevista ao repórter do ac24horas Play, David Medeiros, o prefeito Bocalom agradeceu o público e à organização do evento. “Primeiro de tudo, eu quero agradecer o ac24horas pela cobertura total, 100% de cobertura do Festival da Macaxeira. Muito obrigado a todos que fazem o nosso ac24horas, especialmente o meu amigo Roberto. Quero agradecer a Deus e ao povo de Rio Branco, à Secretaria de Agricultura, através do Eracides e sua equipe, à Patrícia, que se dedicou pela Acisa, e aos expositores e comerciantes. Eu acho que foi sucesso total”, pontuou.
O gestor lembrou que a proposta do festival é tornar-se uma vitrine da agricultura familiar, diferenciando-se da Expoacre. “O ano passado fizemos aqui na praça, foi muito boa, mas esse ano superou. Agora sim nós encontramos o ambiente correto, porque o que a gente quer com o Festival da Macaxeira é que ele se transforme na vitrine da agricultura familiar. A Expoacre é uma vitrine para todo mundo, a grande agricultura e a pecuária, mas ali nós queremos mostrar o agricultor familiar”, explicou.

Foto: David Medeiros/ac24horas
Segundo o prefeito, cerca de 50 mil pessoas visitaram o evento. “Aproximadamente 50 mil pessoas passaram por ali. Só os cupons para concorrer à moto foram quase 15 mil. Foi muito bom ver famílias, crianças, idosos e até pessoas com dificuldade de locomoção participando. As mulheres saíram felizes por conta dos banheiros que colocamos lá, uma inovação que fizemos”, ressaltou.
“Nós não trouxemos nenhum artista de fora. Queríamos que as pessoas fossem lá para ver o grande artista da feira, que são os produtores rurais e os comerciantes que estão ali. Foi uma quebra de paradigma, porque normalmente perguntam ‘qual artista vem?’. E eu entendi que não devemos fazer isso, o verdadeiro artista é a agricultura familiar”, acrescentou.
Durante a transmissão, o jornalista lembrou que muitas pessoas pediram que o Horto Florestal recebesse atividades semanais, porém o prefeito ponderou. “Acho que a gente não deve mudar o conceito que tem. Aquilo ali é um parque para as pessoas andarem, passearem. Não é um parque de shows. Locais de shows têm que ser próprios para isso. Ali é pequeno diante da nossa cidade e da população que temos. É um lugar para tranquilidade, para caminhar, conversar, até fazer ioga. Colocar show todo final de semana tira um pouco da função do parque”, salientou.
Em seguida, a presidente da Acisa, Patrícia Dossa, apresentou os números oficiais do evento: “Nós tivemos quase 180 empreendedores diretos, entre economia solidária, agricultores e ambulantes. Eles venderam muito bem. Não teve um empreendedor que saiu de lá dizendo que não vendeu bem. Não temos os dados de todos. Nos três dias, o volume de vendas foi em torno de R$ 300 mil entre ambulantes, praça de alimentação e artesanato”, ressaltou.

Foto: David Medeiros/ac24horas
Patrícia explicou que o impacto econômico foi ainda maior se colocar todo o dinheiro envolvido no evento. “O dinheiro todo do festival foi investido aqui em Rio Branco. A única coisa que veio de fora foi o banheiro, que o prefeito conheceu em Rondônia. Todo o restante ficou na cidade. Somando tudo, o que foi gasto no festival e o que foi vendido, ultrapassou R$ 1 milhão circulando em Rio Branco nesses dias”, afirmou.
A dirigente também antecipou o próximo evento da Acisa em parceria com a Prefeitura. “Vem aí o Natal. Teremos o Acender das Luzes, como no ano passado, quando o prefeito trouxe a pista de gelo e até neve na praça. Estamos aguardando novidades, mas acredito que o próximo será realmente o Natal, uma grande festa da Prefeitura”, finalizou.
Assista ao vídeo: