Um vídeo publicado em redes sociais nesta segunda-feira (27) mostram alunos do Colégio Acreano, que pertence à educação pública estadual em Rio Branco, recebendo comida sem carne. Em nota enviada ao ac24horas, a Secretaria de Estado de Educação do Acre admitiu o episódio, mas disse que o ocorrido foi pontual.
Nas imagens registradas por um aluno no horário de refeição nesta segunda-feira (27), funcionários terceirizados servem o almoço composto por feijão, arroz e macarrão. Para o jornal, o aluno que fez o vídeo, que não será identificado porque é menor de idade, disse que a falta de proteína tem sido comum. “Às vezes tem semana que tem carne, mas tem semana que não tem. Tanto que já é até uma piada entre os alunos na segunda-feira perguntar se é semana de carne ou semana sem carne. Hoje iniciou mais uma semana sem carne”, disse.
Pedro Felipe, que também é aluno do colégio, confirmou a denúncia sobre a frequência da falta de carne na alimentação escolar. “Tem semana que tem carne, mas tem semana que é só arroz com feijão e a carne passa longe”, comentou.
Em nota, o secretário de Estado de Saúde do Acre, Aberson Carvalho, escreveu que a ausência de carne no Colégio Acreano se deu por um atraso pontual na atualização do sistema de controle de estoque, o que impactou o tempo de reposição do item. “A entrega foi realizada no início da manhã de hoje, restabelecendo o fornecimento de proteína ainda no turno da tarde”, afirmou o secretário.
Sobre a frequência de falta de carne na escola, o secretário negou que hajam registros de ausência de proteína na unidade de ensino durante o período de uma semana, mantendo-se o fornecimento regular. “A secretaria reforça que o estoque da alimentação escolar encontra-se normalizado e que medidas de reforço nos fluxos de monitoramento e comunicação já estão em andamento, a fim de evitar novas intercorrências”, finaliza a nota.
Veja o video:
Veja a nota de Aberson Carvalho na íntegra:
Nota pública sobre fornecimento de alimentação escolar no Colégio Acreano
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), informa que recebeu relato sobre a ausência de carne no cardápio servido na manhã desta segunda-feira, 27, no Colégio Acreano, em Rio Branco. Após apuração, foi identificado um atraso pontual na atualização do sistema de controle de estoque, o que impactou o tempo de reposição do item. A entrega foi realizada no início da manhã de hoje, restabelecendo o fornecimento de proteína ainda no turno da tarde.
Informa-se, também, que não foram encontrados registros de ausência de proteína na unidade de ensino durante o período de uma semana, mantendo-se o fornecimento regular.
A secretaria reforça que o estoque da alimentação escolar encontra-se normalizado e que medidas de reforço nos fluxos de monitoramento e comunicação já estão em andamento, a fim de evitar novas intercorrências.
Aberson Carvalho
Secretário de Estado de Educação e Cultura do Acre