O comando do 6º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Cruzeiro do Sul, se reuniu nesta sexta-feira, 10, para traçar a Operação Papai Noel, de reforço da segurança no comércio no final do ano. O policiamento será reforçado na área central das cinco cidades do Vale do Juruá, que compõem o 6º BPM.
Além de Cruzeiro do Sul, o 6º Batalhão reúne os municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. Todos se preparam para reforçar as ações de segurança ao comércio e aos consumidores.
“A gente já está se preparando para a operação do Comércio Seguro, a famosa operação Papai Noel, para reforçar o policiamento, principalmente nas áreas centrais por conta da maior fluxo, maior movimentação de pessoas com a aproximação das festas de fim de ano. O povo vai visitar mais o comércio para adquirir presentes e as ceias também, de Natal e de Ano Novo então, há uma movimentação maior de pessoas nas áreas centrais e o nosso objetivo é reforçar o policiamento com equipes fixas durante o período que o comércio estiver aberto”, contou o comandante do 6º Batalhão, major Abraão.
Outro tema tratado foi o curso de rondas intensivas táticas e móveis da Rotam que Cruzeiro do Sul vai sediar com foco no patrulhamento principalmente nos locais com maior risco e realização de abordagem com o objetivo de coibir atividades ilícitas. “A gente vai receber no batalhão agora no final de outubro, início de novembro, o curso da Rotam, de rondas intensivas e táticas móveis. A PM vai trazer o curso para cá e nós vamos fazer estágio, vamos dar uma saturada em Cruzeiro e demais municípios”.
Curso de trânsito resulta em apreensões
Quarenta Policiais Militares e Agentes de Trânsito locados nos municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul participam em Cruzeiro, durante todo o mês de outubro do 3º Curso de Trânsito Aplicado – CTA. A capacitação, garantida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), tem aulas teóricas e práticas.
As ações já resultaram em mais de 90 autos de infração, remoções e flagrantes de motoristas não habilitados. De uma única vez, a Polícia Militar e os Agentes de Trânsito apreenderam 13 veículos e fizeram várias autuações por condução sem habilitação e por documentação vencida dos veículos.
“A gente está com um curso de trânsito aqui ocorrendo na cidade pela primeira vez. Há um questionamento grande por conta da quantidade de sinistros de trânsito e o objetivo desse curso é também especializar mais ainda a nossa tropa para que a gente possa aumentar nossa capacidade, não só de fiscalização, mas de educação no trânsito, também orientação para que a gente tenha um trânsito cada vez mais seguro, que a gente possa mitigar esses sinistros e evitar morte no trânsito”, concluiu o major Abraão.