Ícone do site Ecos da Noticia

CBF antecipa início do Brasileirão para janeiro e muda formato da Copa do Brasil

Reprodução/YouTube/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira (1º) mudanças significativas no calendário do futebol nacional para a temporada de 2026.


O Campeonato Brasileiro da Série A terá início antecipado para o dia 28 de janeiro e se estenderá até dezembro, enquanto a Copa do Brasil passará a ter uma final em jogo único, além de outras fases disputadas em partidas de ida apenas.


Além dessas alterações, a CBF confirmou a redução do número de datas dos campeonatos estaduais, que passam de 16 para 11, medida já anunciada anteriormente.


Segundo a entidade, o objetivo principal dessas mudanças é diminuir a quantidade de jogos para os clubes da elite, que terão entre seis e oito partidas a menos na temporada, considerando os cortes nos Estaduais e na Copa do Brasil.


Para os clubes menores, a CBF ampliou o tamanho das competições e criou novos torneios, como a Copa Sul-Sudeste, com a intenção de aumentar o número de jogos e tornar essas equipes mais competitivas e financeiramente viáveis.


Segundo o presidente da CBF, Samir Xaud, as mudanças visam promover justiça esportiva, desenvolvimento sustentável e equilíbrio no futebol brasileiro.


As alterações foram pensadas para lidar com o impacto da Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá, e que provocará uma paralisação de 55 dias no calendário dos clubes, incluindo o período de preparação para o Mundial.


O novo modelo de calendário valerá até 2029, abrangendo também eventos como a Copa Feminina de 2027 e a Copa América de 2028.


Sair da versão mobile