Ícone do site Ecos da Noticia

‘Brabas’ vencem Cali nos pênaltis e Corinthians leva o hexa da Libertadores

Imagem: Luis ROBAYO / AFP

O Corinthians bateu nos pênaltis (5 a 3) o Deportivo Cali, da Colômbia, e garantiu o hexacampeonato da Libertadores Feminina. O jogo foi neste sábado, no Estádio Florencio Sola, em Buenos Aires. No tempo normal, empate sem gols.


Com o título, o Corinthians garantiu uma vaga na primeira Copa das Campeãs. O novo torneio da Fifa reunirá seis campeões continentais e será disputado no início de 2026.


Feito histórico: o Corinthians se tornou a primeira equipe brasileira a conquistar três títulos seguidos da Libertadores. As Brabas têm agora, no total, 6 títulos de Libertadores (2017, 2019, 2021, 2023, 2024 e 2025). Entre os homens, o Independiente (ARG) foi campeão quatro vezes seguidas, e o também argentino Estudiantes, três.


O terceiro lugar da Libertadores 2025 ficou com a Ferroviária, de Araraquara. A equipe venceu o Colo-Colo, do Chile, por 1 a 0.


Como foi o jogo


Início tenso e amarrado. O primeiro tempo foi de poucas finalizações no gol, e as duas equipes sofreram tanto com erros na construção do ataque quanto com dificuldades para furar a defesa. Antes dos acréscimos, a melhor chance havia sido com Duda Sampaio, forçando uma boa defesa de Agudelo.


VAR entra em ação. Nos acréscimos da etapa inicial, o Corinthians abriu o placar com Érika, mas o gol foi anulado após longa revisão. A arbitragem de vídeo chamou Maria Laura Fortunato para avaliar a posição de Vic Albuquerque, que disputou a bola, e o impedimento foi marcado depois de cinco minutos de jogo parado.


Deportivo Cali domina etapa final. Os primeiros minutos do segundo tempo se mantiveram equilibrados, porém, as colombianas passaram a levar mais perigo. A goleira Nicole salvou o Corinthians em dois lances próximos, aos 15 e aos 19 minutos. Aos 33, Ibarguen arriscou um gol olímpico, a bola passou por Nicole, mas Jaqueline tirou na linha. As brasileiras sentiram a pressão e caíram no rendimento, enquanto o Cali controlou a reta final para levar a decisão aos pênaltis.


Penalidades


O Corinthians iniciou as cobranças com Gabi Zanotti, que marcou deslocando Aguledo. Do lado colombiano, García também converteu a primeira cobrança.


Vic Albuquerque acertou o canto com segurança. Ibarguen mandou a segunda do Deportivo Cali no travessão.


Thais Ferreira, com frieza, mandou sem força no canto e marcou o terceiro do Timão. Aponzá bateu no alto e fez.


Mariza fez o quarto gol do Corinthians. Perlaza, em lance decisivo, fez para o Cali.


Jhonson marcou a quinta e última cobrança, garantindo a vitória do Timão. No final, 5 a 3 para as Brabas nas penalidades.


Ficha Técnica
Corinthians 0 x 0 Deportivo Cali
Copa Libertadores Feminina — Final
Data e horário: 18 de outubro de 2025, às 16h30 (de Brasília)
Local: Estádio Florencio Sola, em Buenos Aires (Argentina
Arbitragem: Maria Laura Fortunato (ARG)
Assistentes: Gisela Trucco e Carla López (ARG)
VAR: Salome Di Iorio (ARG)
Cartões amarelos: Perlaza (CAL); Lucas Piccinato (técnico), Jhonson (COR)


Gols: –


Corinthians: Nicole; Thais Ferreira, Erika e Mariza; Leticia Monteiro (Jhonson), Duda Sampaio, Dayana Rodríguez e Gisela Robledo (Jaqueline); Tamires (Juliete), Vic Albuquerque e Zanotti. Técnico: Lucas Piccinato


Deportivo Cali: Agudelo; Ibarguen, Perlaza, Caicedo, Montoya (Hernández) e Salazar; Bermeo (Ruiz), Vasquez (Cobos) e Garcia; Marquínez (Fisgativa) e Aponzá. Técnico: Jhon Ortíz


Sair da versão mobile