Governo do Acre oferece inserção de DIU a adolescentes para prevenção da gravidez precoce

Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), realizou nesta quinta-feira, 16, na Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel Alves Bezerra Neto, no bairro Cidade do Povo, a inserção do DIU hormonal Mirena em 16 adolescentes, como parte das ações do programa “Adolescência primeiro, gravidez depois”.


Desenvolvido para fortalecer as políticas públicas de saúde sexual e reprodutiva voltadas a adolescentes, com foco na prevenção da gravidez precoce e na ampliação do acesso a métodos contraceptivos seguros e eficazes, o programa tem como objetivo promover o cuidado integral a adolescentes, por meio de atividades educativas, acolhimento e acompanhamento especializado, estimulando o protagonismo juvenil e o planejamento do futuro.


Foto: Tiago Araújo/Sesacre

“O projeto é uma iniciativa estadual em parceria com as secretarias municipais de saúde, com o objetivo de reduzir a gravidez não intencional na adolescência em nosso estado. A ação oferece os melhores métodos contraceptivos disponíveis, como o DIU hormonal Mirena, que está sendo inserido nesta ação na Cidade do Povo, e o implante subdérmico Implanon”, destacou Luciana Freire, coordenadora estadual de Saúde do Adolescente e do Jovem.


Ações fazem do programa “Adolescência primeiro, gravidez depois”. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A coordenadora reforça, ainda, que prevenir a gravidez na adolescência é também reduzir a vulnerabilidade social das nossas adolescentes. “Uma gestação não planejada pode impactar diretamente o percurso de vida dessas jovens, enquanto o planejamento permite que elas sonhem e realizem grandes conquistas. É importante ressaltar que o Acre é o primeiro estado da Região Norte a oferecer esse método contraceptivo para adolescentes e o terceiro do país, tornando-se referência para o Ministério da Saúde”.


Durante a ação também foram aplicadas vacinas contra o HPV e atualizadas as vacinas do calendário regular. O objetivo principal é fortalecer a saúde das adolescentes, reduzir a mortalidade materna e neonatal e combater a gravidez na adolescência no Acre. Além de orientar as jovens, a iniciativa inclui visitas às escolas e oferece atendimento a qualquer adolescente que deseje a inserção do DIU.


“Todas as adolescentes interessadas em colocar o DIU podem procurar qualquer unidade de saúde do município. As inserções são realizadas semanalmente. Primeiro a paciente passa por um atendimento com a equipe de enfermagem da unidade de saúde, realiza todos os exames necessários e, em seguida, é encaminhada para realizar a inserção do DIU”, explicou a chefe da Divisão de Saúde do Adolescente da Semsa, Kathyelly Cordeiro.


DIU é um método contraceptivo de longa duração. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

O DIU Mirena é um método contraceptivo de longa duração, que hoje pode permanecer ativo por até oito anos, oferecendo uma forma eficaz de prevenção da gravidez. A disponibilidade desse método para adolescentes é fundamental, especialmente em localidades onde os índices de gravidez na adolescência ainda são altos.


“O DIU Mirena é importante para prevenir a gravidez na adolescência e dar às meninas a oportunidade de planejar a vida. Nosso objetivo aqui é ajudá-las a ter uma adolescência saudável, pensar no futuro e construir um destino diferente do que poderia ocorrer nos próximos anos”, afirma a médica da USF Manoel Alves Bezerra Neto, Camila de Souza Farias.


A adolescente de 18 anos, Débora da Silva, contou que soube da ação de inserção do DIU Mirena por meio de uma amiga, que a incentivou a participar. “Eu já queria colocar o DIU há algum tempo e, sabendo que aqui na unidade era possível, decidi vir hoje. O atendimento foi maravilhoso. Minha expectativa agora é conseguir prevenir uma nova gravidez, já que eu já tenho um filho e quero planejar o futuro”, afirmou.


A estudante Endy Cristinne Bezerra, também de 18 anos, decidiu colocar junto com duas primas. “O procedimento é bem rápido, durou apenas alguns minutos, e as profissionais foram supercuidadosas. Senti apenas uma fisgada, que é normal. Decidi colocar o DIU porque é um dos métodos mais eficazes e seguros para prevenir a gravidez”, concluiu.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias