cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Viva Maria reforça alerta sobre prevenção ao suicídio

© José Cruz/Agência Brasil

Assim como os ipês que colorem as cidades, setembro é amarelo. Desde 2014, o mês é dedicado à prevenção ao suicídio. No Brasil, infelizmente, cresce o número de mortes, especialmente entre jovens.


E é nesse clima que entra em cena Concessa, personagem da atriz Cida Mendes, conversando ao telefone com a amiga Jandira. Ela lembra do Setembro Amarelo e incentiva a busca por ajuda.


“Amarelo, pra prestar atenção, que é isso que nós precisamos fazer. Procurar ajuda, procurar um profissional da saúde, tentar livrar essa tristeza que nem você fez.Eu fico tão satisfeita de ver você ser mió, Jandira. E foi ajudando você que eu descobri que a gente pode ajudar muitas pessoas.  Lembra amarelo? É modo de prevenir, coisinha. Do mesmo jeito que a gente previna uma cárie usando um fio dental, a gente pode prevenir o suicídio cuidando do fio mental da gente e das pessoas que tá perto de nós. O fio mental da gente, em hora que embola, começa a vir umas ideias ruins, né? E pra desembolar, a gente precisa de ajuda. Tem que entender que suicídio é emergência. Tem que procurar um profissional de saúde, né, coisinha?Só que tem um rebu pra falar desse assunto?  O setembro amarelo é pra quebrar esse tabu Jandira! Pra nós se ajudar. E ajudar quem tá precisando.”


Com seu jeito bem-humorado, ela ainda deixa uma frase de impacto: “Quem previne e prevê, não deixa acontecer.”


A personagem ajuda a divulgar também o número gratuito do Centro de Valorização da Vida (CVV) que atende 24 horas pelo 188.


Para a psicóloga Lydia Rebouças, falar sobre suicídio é essencial para romper preconceitos. “É muito importante que esse deixe de ser um tema tabu. Muitas vezes a pessoa não quer acabar com a vida, mas com um jeito de ser. O melhor que podemos fazer é acolher esse sofrimento e encontrar novas formas de viver”, afirma.


Ela lembra que quem anuncia intenção suicida pode, sim, consumar o ato. Por isso, todo sinal deve ser levado a sério. Conversar, buscar apoio e se permitir pedir ajuda são passos fundamentais para sair da angústia.


O CVV atende gratuitamente, 24 horas por dia, pelo número 188 em todo o país. Que cada setembro seja um sol amarelinho para aquecer o peito de quem enfrenta o frio da tristeza.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias