Ícone do site Ecos da Noticia

Superior Tribunal de Justiça revoga prisão preventiva do rapper Oruam

Oruam, de 23 anos, se entregou para a Polícia do Rio de Janeiro na tarde desta terça-feira (22) • Reprodução/CNN

O ministro Joel Ilan Paciornik, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), determinou nesta sexta-feira (26) a revogação da prisão preventiva do rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam, de 25 anos.


A decisão atende a um pedido do advogado Gustavo Mascarenhas, que atua na defesa do artista.


O ministro afirma em sua decisão que a fundamentação utilizada pelo tribunal para determinar a prisão de Oruam “revela-se insuficiente, em princípio, para a imposição da segregação antecipada”.


“Utilizou-se o julgador de primeiro grau de argumentos vagos para se reportar ao risco de reiteração delitiva, por ter o recorrente publicado o ocorrido em redes sociais, bem como a provável possibilidade de fuga, que teria sido cogitada pelo próprio recorrente”, sustenta.


O ministro destaca na decisão que o rapper é primário e teria se apresentado espontaneamente para o cumprimento do mandado de prisão.


Prisão

rapper Oruam, de 23 anos, vive o auge de uma série de polêmicas envolvendo seu nome e a polícia do Rio de Janeiro. Ele havia se entregado em 22 de julho, após ter a prisão preventiva decretada por associação ao tráfico de drogas e ao Comando Vermelho (CV).


Filho de Marcinho VP — apontado como um dos líderes da facção — e sobrinho de Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, assassino do jornalista Tim Lopes, Oruam tem tatuagens em homenagem aos dois. Apesar disso, ele sempre negou participação em atividades criminosas. Antes de se entregar, publicou um vídeo no Instagram: “Não sou bandido”.


“Todos que gostam de mim, vou me entregar tropa, não sou bandido”, afirmou na postagem.


Início da carreira e ascensão

Oruam ganhou notoriedade em 2022 com o lançamento da música “Invejoso”, ingressando na gravadora Mainstreet, de Orochi. Desde então, acumulou hits e subiu aos palcos de grandes festivais, como Rock in Rio e Lollapalooza, em 2024.


Nas redes sociais, costuma exibir joias, carros de luxo, festas e até um gato da raça Savannah F1, avaliado em até R$ 100 mil. No mesmo ano de seu sucesso inicial, Oruam foi eleito “Revelação do Trap” pelo portal Sobre Funk. Criado na Cidade de Deus, zona oeste do Rio, ele começou a gravar músicas em 2021. É filho de Márcia Gama e tem quatro irmãos.


Sair da versão mobile