Ícone do site Ecos da Noticia

Quase metade da população do Acre em idade de trabalhar está ocupada, diz IBGE

Foto: Sérgio Vale

O Acre tem hoje 653 mil pessoas em idade de trabalhar, mas menos da metade delas está ocupada. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 324 mil acreanos exerciam algum tipo de atividade remunerada no segundo trimestre de 2025, o que representa 49,7% da população em idade ativa no estado.


Os dados mostram ainda que 26 mil pessoas estavam desempregadas no mesmo período, resultando em uma taxa de desocupação de 7,3%.Entre os ocupados, 146 mil atuam no setor privado, dos quais 85 mil possuem carteira assinada e 61 mil trabalham sem vínculo formal. O setor público absorve 70 mil pessoas, enquanto o trabalho por conta própria responde por 91 mil ocupações. Já 16 mil pessoas estão empregadas em atividades familiares auxiliares.


A informalidade segue sendo um traço com 151 mil trabalhadores que não têm carteira assinada ou exercem atividades por conta própria sem contribuição à previdência. Isso significa que quase metade dos ocupados estão em condições de maior vulnerabilidade, sem garantias trabalhistas ou previdenciárias.


Outro dado apontado pelo levantamento é o da subutilização da força de trabalho. No Acre, 70 mil pessoas estavam subutilizadas no segundo trimestre, ou seja, indivíduos que gostariam de trabalhar mais horas ou que estavam disponíveis, mas não conseguiam encontrar uma ocupação adequada.


Sair da versão mobile