A Polícia Civil do Acre (PCAC) deflagrou nesta quarta-feira, 3, a operação “Desmonte”, com o objetivo de desarticular duas organizações criminosas atuantes na capital e em outras regiões do estado. A ação mobilizou diversas delegacias especializadas e contou com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), unidade de elite da Polícia Civil.

Até o momento, a operação resultou na prisão de uma pessoa por porte ilegal de arma de fogo, além do cumprimento de vários mandados de busca e apreensão em diferentes pontos de Rio Branco. Durante as diligências, os policiais apreenderam R$ 7 mil em espécie e uma motocicleta. De acordo com a PCAC, a operação está em andamento e novas prisões podem ocorrer, assim como a apreensão de objetos adquiridos por meio de atividades criminosas.
Uma coletiva de imprensa foi realizada na manhã desta quarta-feira para detalhar a operação e apresentar um balanço parcial dos trabalhos. Participaram da coletiva o delegado Leonardo Santa Bárbara, titular da Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões (DCORE), o delegado Pedro Paulo Buzolin, coordenador da Divisão Especializada de Investigação Criminal (DEIC), o delegado Gustavo Neves, titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) e o delegado Yvens Dixon, integrante da DCORE.

O delegado Pedro Paulo Buzolin destacou que a operação é fruto de um trabalho integrado e contínuo para enfrentar as organizações criminosas que atuam no estado.
“Essa operação é parte de uma estratégia ampla da Polícia Civil, que envolve inteligência, investigação e ações coordenadas. Nosso objetivo é desarticular estruturas criminosas, enfraquecendo seu poder econômico e operacional, e, assim, trazer mais segurança para a população acreana”, informou.
Já o delegado Gustavo Neves, responsável pela operação “Desmonte”, ressaltou a importância ação policial para atingir diretamente os líderes e operadores financeiros dos grupos investigados.

“Hoje conseguimos cumprir mandados fundamentais para o avanço das investigações. Essa operação não se limita a prender executores; nosso foco é atingir toda a cadeia, inclusive os responsáveis por financiar e dar suporte às atividades criminosas. Esse é um passo essencial para reduzir a atuação dessas organizações no Acre”, destacou.
O delegado Yvens Dixon, por sua vez, comentou sobre outra ação da PCAC ao longo da semana, envolvendo a apreensão de dois menores suspeitos de um assalto a residência.
“Cumprimos os mandados de internação de dois adolescentes envolvidos em um assalto ocorrido recentemente. O trabalho integrado das nossas equipes foi decisivo para localizar e apreender esses menores, reforçando nosso compromisso com a proteção da sociedade e o enfrentamento à criminalidade”, enalteceu.
Fonte: Ascom/PCAC