Ícone do site Ecos da Noticia

Nicolás Maduro convoca reservistas, milicianos e jovens para treinamento em quartéis

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, convocou na sexta-feira (12) reservistas, milicianos e jovens alistados a comparecerem aos quartéis para treinarem tiros e técnicas militares em meio às tensões com os Estados Unidos, segundo informou a France Press.


Em uma transmissão feita pela televisão estatal, Maduro disse que “os membros da comunidade, milicianos, reservistas, jovens e pessoas que se alistaram bravamente serão destacados para as 312 unidades militares da Venezuela. Eles ficarão nos quartéis para receber o treinamento tático necessário”.


No fim de agosto, os EUA enviaram oito navios de guerra e caças para a região sul do Caribe no que definiu como uma manobra contra o tráfico internacional de drogas. Do lado venezuelano, Maduro acusa o país de usar uma ação contra o narcotráfico como um disfarce para atacar o país.


Durante o discurso em um ato da juventude do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) transmitido na sexta-feira, o presidente reforçou estar deslocando forças de defesa. “Todas as armas que a República possui para se defender — fuzis, tanques e mísseis — foram mobilizados por todo o país para defender nosso direito à paz. Quem quer paz, prepare-se para defendê-la”, afirmou, segundo a France Press.


Consta que o presidente tenha ordenado o envio de ao menos 25 mil tropas das forças armadas a regiões próximas da Colômbia e do Caribe, em um movimento ordenado com as convocações.


Reportagem da France Press afirma que publicações militares especializadas calculam 212 mil efetivos na Milícia da Venezuela e mais 123 mil soldados nas forças armadas. No entanto, fontes consultadas pela agência estimam apenas 30 mil milicianos bem treinados e armados.


Sair da versão mobile