Rick Davies, fundador e vocalista da banda britânica Supertramp, morreu no último sábado (6) aos 81 anos, após longa batalha contra um câncer no sangue, o mieloma múltiplo. O músico deixa sua esposa, Sue Davies.
Conhecido por sua voz marcante e pelo uso característico do piano elétrico Wurlitzer, Davies foi responsável por alguns dos maiores sucessos do grupo, que se destacou nas décadas de 1970 e 1980.
Formada em 1969, a banda alcançou o sucesso comercial em 1974 com o álbum “Crime of the Century”, que inclui a faixa “Bloody Well Right”, marcada pelo som do piano de Davies.
O Supertramp emplacou ainda hits como “Goodbye Stranger”, “The Logical Song” e “It’s Raining Again”, além do álbum “Breakfast in America” (1979), que vendeu mais de 18 milhões de cópias mundialmente.
Nascido em Swindon, Inglaterra, em 1944, Davies iniciou sua trajetória musical inspirado por gêneros como jazz e blues, e pelo pianista Ray Charles.
Diferente do vocal mais suave do colega Roger Hodgson, que deixou a banda em 1983, a voz de Davies tinha um tom áspero e dramático, que se tornou a marca registrada do grupo.
Apesar dos desafios de saúde que o afastaram dos palcos, Davies continuou ativo na música, participando da banda Ricky and the Rockets.
Seu legado também foi mantido vivo por versões de suas músicas feitas por artistas como Goo Goo Dolls e Gym Class Heroes, que alcançaram sucesso nas paradas nos anos 2000.