Moradores de Porto Walter estão reabrindo, por conta própria, a estrada de 90 quilômetros que liga o município a Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul. Cerca de 50 homens usando roçadeiras, terçados e outros equipamentos derrubam a mata do local para abrir o caminho para veículos. A ação tem sido executada desde sexta-feira, 5, e deverá ser concluída neste domingo (7).
O trecho está interditado pela Justiça Federal desde dezembro de 2023 por cruzar a Terra Indígena Jaminawa do Igarapé Preto e áreas de preservação ambiental, além de não ter licenciamento. A via foi construída em 2022 pelo governo do Acre e pela prefeitura, mas o Ministério Público Federal (MPF) determinou seu fechamento.
Em 2023, cerca de 40 moradores já haviam tentado reativar a estrada manualmente, improvisando pontes e removendo bloqueios, em protesto contra a falta de acesso e às dificuldades de abastecimento causadas pelo baixo nível do Rio Juruá, que encarece e atrasa o transporte de mercadorias. Agora, um novo movimento se articulou para a ação.