Ligado ao PCC e chefe de facção no Peru, “El Monstruo” é preso no Paraguai

Erick Moreno Hernández já foi considerado como "protegido" do PCC" e seria líder da facção "Los Injertos del Cone Norte", no Peru. • Divulgação/Ministerio del Interior

A Polícia Nacional do Paraguai prendeu, na noite desta quarta-feira (24), o peruano “El Monstruo”, um dos criminosos mais procurados de toda a América do Sul. Erick Moreno Hernández já foi considerado como “protegido” do PCC (Primeiro Comando da Capital) e era considerado líder da facção “Los Injertos del Cone Norte”, no Peru.


A prisão ocorreu em San Lorenzo, a cerca de 15 km de Assunção, capital do Paraguai. “El Monstruo” era procurado por sequestros, extorsões e homicídios em vários países, e chegou a escapar de uma operação em São Paulo em abril deste ano.


A organização criminosa da qual Hernández seria o chefe é formada por sicários, que são pessoas contratadas para realizar assassinatos. Entre os crimes atribuídos à sua quadrilha estão o sequestro de uma adolescente, mantida em cativeiro por cinco dias, e do empresário Jackeline Salazar, que conseguiu escapar após três dias no cárcere.


Protegido do PCC

“El Monstruo” teria entrado no Brasil após atravessar a fronteira, em 2024, se estabelecendo em São Paulo, com a proteção do PCC.


Em abril deste ano, Hernández escapou de um cerco policial em Suzano, na Grande São Paulo, durante uma grande operação para prendê-lo.


Houve troca de tiros que terminou com a morte de dois seguranças do criminoso e de um sargento do Batalhão de Choque da Polícia Militar. Além dele, outro policial ficou ferido.


A detenção fez parte de uma atuação conjunta entre as inteligências policiais do Paraguai, Peru, Brasil e Interpol.


 


 


(Com informações do Estadão Conteúdo)


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias